PUB
Pole position winner Mercedes' British driver Lewis Hamilton celebrates after the qualifying session for the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on June 24, 2017. / AFP / ANDREJ ISAKOVIC

Hamilton supera número de ‘poles’ de Senna e fica a duas do recorde de Schumacher

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) ultrapassou o número de ‘pole positions’ conquistadas pelo brasileiro Ayrton Senna no Mundial de Fórmula 1, com 66, ao ser o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão.

Hamilton superou as 65 ‘poles’ de Senna e ficou a apenas duas do recorde do alemão Michael Schumacher (68), depois de ter sido o único piloto a rodar abaixo de 1.41 minutos (1.40,593) no circuito urbano de Baku, que será o palco da oitava prova do campeonato de 2017.

O britânico campeão mundial em 2008, 2014 e 2015 e actual segundo classificado do Mundial, a 12 pontos do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), terá a companhia na primeira linha da grelha de partida do colega na Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, que efetuou em 1.41,027 minutos.

Bottas, terceiro classificado do campeonato, a 48 pontos de Vettel, liderou durante grande parte da sessão de qualificação e conseguiu ainda melhorar na sua última volta, apenas para ver Hamilton ‘pulverizar’ de imediato o seu registo por quase meio segundo.

O líder do Mundial não foi além quarto melhor tempo, a 1,248 segundos de Hamilton, atrás do colega de equipa da Ferrari, o finlandês Kimi Räikkönen, que também ficou a mais de um segundo do britânico, o que deixa antever muitas dificuldades para a escuderia italiana na corrida de domingo.

A terceira e última ronda da qualificação esteve interrompida durante cerca de 10 minutos, devido ao despiste de Daniel Ricciardo (Red Bull), que não teve consequência físicas para o piloto australiano.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB