Han Hyun-min é um jovem nigero-coreano (pai nigeriano e mãe sul-coreana), que com apenas 16 anos está a ganhar destaque na moda sul-coreana. Apesar de fazer parte de um minoria praticamente invisível, o seu físico de 1,87m e as suas feições diferentes da maioria despertaram atenção de agências de modelos, através das suas fotos publicadas no Instagram.
O jovem modelo sempre viveu na Coreia do Sul, numa vila conhecida pelo grande número de imigrantes, Itaewon. “Aqui há muitas pessoas como eu”, disse em entrevista à Vogue. E nos últimos anos, Itaewon tem se tornado num dos locais mais porreiros de Seoul, descreve publicação. Num sábado à noite, é impossível não se deixar levar pela vibrante agitação da multidão nas ruas, levada inicialmente pelos imigrantes.
Apesar de ter consciência de que o mercado no seu país ainda tem de mudar de mentalidade, Han deixa-se motivar pela perseverança. “Pode ser difícil, mas mesmo assim, eu nasci na Coreia, estou bem na Coreia.” Sobre tentar internacionalizar sua carreira, Han responde: “Quero sim viajar por uns tempos, mas também quero voltar para a Coreia e voltar a viver aqui.”
[mc4wp_form id=”24174″]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.