PUB
Hangar | 
©️Ana Garrido
Hangar | 
©️Ana Garrido

Hangar apresenta “Notes from the Future” para 2023

O programa do Hangar de 2023 intitula-se Notes from the Future e pretende fazer uma reflexão sobre os desafios colocados por uma pandemia global, a urgência ambiental e a reviravolta das lutas epistemológicas e propõe uma análise das práticas contemporâneas, a partir do pensamento geo-filosófico e decolonial. O trabalho dos artistas concentra-se numa variedade de modos, que vão da crítica a uma prática social, estética relacional e ativismo ambiental.

O programa de atividades irá articular-se através de cinco eixos de ação: Residências Artísticas; Exposições; Participação; Publicação; Investigação. O programa tem uma abordagem transdisciplinar, que cria uma sinergia fluida entre os diversos eixos.

Através das mais variadas práticas artísticas, vão ser apresentadas exposições individuais de Miguel Palma, com curadoria de Pedro Gadanho, e dos coletivos Black Quantum Futurism e Otolith Group. O programa inclui também exposições coletivas com curadoria de Gabriela Salgado e de Ekow Eshun.

No programa de Residência estão envolvidos os artistas Eustaquio Neves, Rehana Zaman e Silvia Rosi.

Em parceria com o Roça Artistic Residence of the World São Tomé and Príncipe o espaço acolheu o artista Daniel Blaufuks.

O programa de investigação do Hangar é organizado por artistas, curadores e investigadores, praticado em torno de seminários, conferências, eventos públicos, sessões de cinema e palestras de artistas.

Em 2023, haverá espaço também para conversas com Yasmine Attouman, Deborah Wills, Clare Bishop, Cristina Roldão, Denise Santos, entre outros.

O eixo de ação participativa inclui atividades pedagógicas e educativas e práticas artísticas participativas, em co-relação ao programa de exposição, residências e investigação. Entre elas, atividades mensais do art Club, Mini Hangar e atelier de férias. Em paralelo ao programa de exposição, o Coletivo Black Quantum participa nas práticas educativas.

Durante o ano, vai ainda ser lançada a publicação Q-Notes volume 2, continuação do projeto que reúne seminários transcritos e palestras de artistas dadas no Hangar – Centro de Investigação Artística, com artigos de Silvia Federici, Azu Nwagbogu, Simon Njami, Hicham Khalidi, entre outros.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB