PUB

Haroshi, a reforma dos skateboards

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Haroshi é um marceneiro autodidacta japonês, cuja paixão pelo skateboard levou-o a fazer arte através dos próprios skates. As suas esculturas são fruto de uma cuidadosa selecção de ripas de madeira de skates, que são tratadas, pintadas e envernizadas, num processo final que dá a impressão de uma minuciosa sobreposição.

A sua arte começou quando se recusava a deitar fora as pranchas velhas que deixavam de ter utilidade, para praticar o seu desporto favorito. São agora o seu instrumento principal para dar forma a peças tridimensionais.

 

O processo de Haroshi é inspirado na técnica tradicional japonesa de escultura de Budas, que resulta da sobreposição de camadas de madeira, de forma a poupar material e reduzir o peso da estátua. Todas as peças do artista têm um peça de skate partida no seu interior, inspiração de Unkei, um artista do século XII, que colocava uma bola de cristal no interior das suas estátuas de Buda, exactamente no local onde deveria estar o coração.

A obra de Haroshi já esteve em exposição em vários locais diferentes do mundo, entre eles Jonathan Levine Gallery, em Nova Iorque.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB