Procurar
Close this search box.

Hélio Buite e Malebona Maphutse em residência artística em Luanda

Malebona Maphutse, Siyagoduka- Bamba Lapha, 2021 @Courtesy of the Artist and This is Not a White Cube Gallery
Malebona Maphutse, Siyagoduka- Bamba Lapha, 2021 @Courtesy of the Artist and This is Not a White Cube Gallery

Os artistas angolanos Hélio Buite, Sofia Yala, e as moçambicanas Carina Capitine e Filomena Mairosse vão participar de um programa de residências artísticas da Nesr Art Foundation, em Luanda.

A primeira edição, de 25 de janeiro a 30 de março, acontece com a participação de Hélio Buite e com a artista convidada Malebona Maphutse da África do Sul, em parceria com a galeria angolana This Is Not A White Cube.

A prática artística de Hélio Buite aprofunda-se em diferentes disciplinas, como fotografia, vídeo, instalação, áudio e documentação. Interessa-se pelo neocolonialismo ao analisar o percurso percorrido por Angola, desde o colonialismo, a independência, a guerra civil e a crise económica que o país atravessa.

Hélio acredita num futuro de autossuficiência e de direitos humanos que se praticam, e não só escritos. Uma realidade que parece utópica no contexto atual. No seu trabalho, cria versões distorcidas da realidade, contando histórias da Luanda contemporânea, o seu progresso, a sua divisão social num contexto económico, cultural, religioso e migratório.

Malebona Maphutse vive e trabalha em Joanesburgo e procura construir narrativas históricas através da sua extensa e abrangente produção artística – que inclui linogravura e digigrafia, pintura sobre tela, desenho, instalações escultóricas e video art.

As suas instalações e colagens digitais apropriam-se da linguagem visual dos panfletos de rua, explorando de forma mordaz a dívida histórica resultante de uma opressão sistémica. De modo a compreender a política do espaço, através do seu trabalho procura indagar de que forma os corpos encontram o espaço, transcendendo a ideia da mera existência.

A artista sul africana desloca-se a Luanda na sequência da classificação alcançada no âmbito da mais recente edição do EPI – Emerging Painting Invitational Prize – um dos maiores acontecimentos artísticos do continente africano, exclusivamente dedicado à pintura.

A comissão artística da Nesr Art Foundation é dirigida pela curadora angolana Paula Nascimento, a par de Tandazani Dhlakama curadora assistente da Zeitz MOCAA, Cape Town – África do Sul, Azu Nwagbogu fundador da African Artist’s Foundation,Lagos- Nigéria e do Lagos Photo Festival, e recentemente pelo curador e pesquisador Thiago de Paula Souza, do Brasil.

A artista selecionada terá a oportunidade de desenvolver um projeto de criação artística num contexto inédito para a cena artística local.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES