Um grupo de 31 cientistas de universidades de todo o mundo assinou um editorial no Jurnal of Alzheimer’s Desease indica que a doença degenerativa pode ser causada por vírus como o herpes ou clamídia.
“Existem provas incontornáveis de que a doença de Alzheimer tem uma componente microbiana”, disse o investigador Douglas Kell, da universidade britânica de Manchester, citado num comunicado sobre o editorial que também assina. “Não podemos continuar a ignorar todas as provas”.
Este pode ser o início da mudança da forma como Alzheimer tem sido estudado. As investigações que apontam agentes antimicrobianos podem ser usados para tratar a doença mas estes estudos têm sido pouco financiados e até ignorados.
Este editorial pretende mudar a forma como a comunidade científica olha para a doença clamando por mais atenção aos factores microbiais.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.