Procurar
Close this search box.

Angelina, a história de uma angolana imigrante no Brasil em “À Espera”

À Espera

À Espera é uma curta-metragem de animação que narra a história de uma mulher angolana num périplo rumo ao Brasil, em busca de condições de vida dignas para a sua família.

Criada e desenvolvida pela Repórter Brasil, com o apoio do Instituto C&A, no âmbito do projeto “Escravo, nem pensar!: Direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil”, a animação da personagem principal recebeu a voz de Jéssica Areias, cantora angolana e residente no país de Vera Cruz há dez anos.

O roteiro, de Natália Suzuki e Rodrigo Teruel, conta a história de Angelina, que se viu forçada a sair de Luanda com os filhos rumo a São Paulo, Brasil, para ganhar a vida.

A necessidade de fugir de Angola, o marido que lá ficou retido, a adaptação a um novo país e todas as dificuldades inerentes à imigração são a base da curta-metragem, cuja animação ficou a cargo de Felipe Pellisser e Helena Kampen.

Há uma grande comunidade de angolanos a viver no Brasil, cuja maioria está concentrada em São Paulo. Em 2019, o G1 noticiava que pelo menos 20% das pessoas atendidas pela Caritas Arquidiocese de São Paulo em 2018, em situação de refugiados, provinham de Angola. Segundo o artigo publicado no site do programa Escravo, nem pensar!, as profissionais da área de Assistência Social do município de São Paulo, relatam sobretudo a “chegada à cidade de mulheres com filhos pequenos e, muitas vezes, gestantes”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES