DJ Faya juntou-se à associação moçambicana A Hixicanhwe e aposta na capacitação de jovens para a geração de auto-emprego. Faya acredita que a formação é a base de uma “sociedade sem descriminação e sem estigma” e por essa razão selecionou jovens em situação de vulnerabilidade, da associação Hixikanwe, para dar a oportunidade de estes tornarem-se DJs.
Foram no total quatro jovens que beneficiaram dessa oportunidade. Luís Bernardo, 19 anos foi um dos contemplados. “Sinto-me lisonjeado porque sempre sonhei em ser DJ, porém, nunca tive a oportunidade, vi esta chance de aprender e tornar-me um DJ de renome”.
Safira Samuel, outra selecionada, confessou: “sinto-me bastante honrada e privilegiada por ter sido uma das escolhidas pelo Dj Faya e pela associação. Espero não decepcioná- los”, afirmou.
A Hixicanhwe é uma associação que promove a saúde de pessoas com HIV SIDA, para que tenham uma vida longa e saudável, sensibilizando-as para o tratamento e terapias, através de palestras e debates. Situada no bairro Malhazine, em Maputo, a Hixicanhwe trabalha com unidades sanitárias e com famílias afetadas e infetadas com HIV.
“É uma bênção receber o DJ Faya na nossa associação e ele ter pensado em dar esta oportunidade aos nossos jovens. É gratificante”, disse Judite Fondo, presidente da associação.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.