Seif al-Din Mohamed Mostafa, de 58 anos, viu ser-lhe ordenada uma detenção provisória, por oito dias, depois de ter desviado um avião da EgyptAir para a ilha de Chipre. O que parecia ser um atentado terrorista era afinal uma tentativa de rever a ex-mulher.
As razões que levaram Mostafa a cometer este acto ainda não foram devidamente esclarecidas, mas inicialmente tudo levava a crer tratar-se de um ataque terrorista. Mostafa convenceu a tripulação de que teria um cinto de explosivos para obrigar o piloto a desviar o A320, que fazia a ligação Alexandria-Cairo, pra o Chipre.
As autoridades rapidamente confirmaram que a informação era falsa e de que Mostafa é uma “pessoa psicologicamente instável”.
O pirata do ar exigiu que a ex-mulher, uma cipriota com a qual teve vários filhos, fosse ao aeroporto para lhe entregar uma carta. Seif al-Din Mohamed Mostafa viveu em Chipre até 1994.
As 55 pessoas que estavam a bordo da aeronave foram libertadas e estão todas bem.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.