A Cidade da Praia vai ser palco do primeiro Festival Internacional da Lusofonia de Conto de Estórias, que acontece em Março de 2018, informou à Inforpress o investigador e contador de estórias Gil Moreira.
Para a concretização do projecto, Gil Moreira, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Instituto do Património Cultural, tem agendado, no âmbito do Dia Nacional da Cultura, que se celebra a 18 de Outubro, um encontro com todos os contadores de estórias da Ilha de Santiago.
No sábado, 14, está previsto um encontro com os contadores de estórias do interior da Ilha de Santiago e o IPC, na cidade de Assomada (Santa Catarina), e, no dia 18, um encontro semelhante está previsto na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.
“Vai ser um encontro de reflexão, para avaliarmos qual é o ponto da situação dos contadores de estórias no país. Posteriormente, haverá uma formação para os jovens contadores de histórias para que possamos criar uma nova dinâmica, que culmina com o festival internacional no mês de Março”, indicou.
Gil Moreira disse à Inforpress, que está a “beber” conhecimento na Companhia Cultural de Contadores de Estórias da Costa de Marfim, que abarca o Burkina Faso, a Libéria, o Níger e o Senegal, para trazer essa dinâmica e organização para Cabo Verde, onde há um “grande elenco” de contadores de estórias.
Ainda para começar essa dinâmica, informou que no próximo dia 31, no âmbito do Festival Literário Morabeza, que acontece de 30 de Outubro a 05 de Novembro, na Cidade da Praia, vai fazer o lançamento de um projecto de conto intitulado “Djubenso Mendes, contador de estória”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.