Procurar
Close this search box.

Iboga: a planta africana que ajuda a combater a dependência da cocaína

Ibogaína
Ibogaína

As plantas também podem ser utilizadas para combater a dependência de um vicio químico, como o da cocaína. Nesse sentido, foi realizado um estudo pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil, que teve como conclusão que a planta africana Iboga produz uma substância cinco vezes mais eficiente na interrupção do vício da cocaína que os tratamentos mais comuns. Esta substância é chamada Ibogaína.
O estudo – realizado com pacientes depedentes de cocains, cocaína e álcool – resultou em 55% dos homens e 100% das mulheres livres do vício. As taxas de sucesso de tratamentos convencionais variam de 5% a 10% dos casos. Os participantes da pesquisa eram pessoas com histórico de dificuldades em deixar o vício. “A gente tem pacientes nesse grupo que, com 30 anos de idade, registram mais de 30 internações”, afirma o médico Bruno Chaves, um dos responsáveis pela pesquisa, à Agência Brasil.
A Iboga tem efeito alucinógeno semelhante à Ayahuasca e ambas são utilizadas em cerimónias religiosas. A primeira por tribos africanas e a segunda (uma mistura de plantas) por tribos amazónicas. Porém, enquanto o efeito da Ayahuasca dura 4 horas, o da Iboga pode durar até dois dias.
A substância “equilibra a quantidade de neurotransmissores que há no cérebro e isso faz com que o paciente tenha uma sensação de bem-estar definitiva, não é só durante o efeito da medicação. A impressão que dá é que a Ibogaína interrompe o processo que leva à dependência química”, explica Bruno Chaves.
O uso em demasia desta substância, pode gerar efeitos colaterais, alerta o médico.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES