Procurar
Close this search box.

Fomos ver “In Memory We Trust” de René Tavares, em Lisboa

René Tavares

A BANTUMEN foi ver a exposição In Memory We Trust do artista plástico santomense René Tavares, que teve lugar no novo espaço da galeria This Is Not a White Cube, no Chiado, em Lisboa.

A casa estava bem composta para celebrar cinco anos de This Is Not a White Cube e o novo espaço da galeria lisboeta, inaugurada com a arte de René, que marcava presença desde a porta. Nos primeiros quadros liam-se “Memória” e “Atlantic Nation”, pintados como se estivessem a fazer uma afirmação de si mesmos, de que estão presentes e imortalizados pelas mãos do criador de Tchiloli Unlimited.

O processo criativo de René está em constante ebulição, mesmo em período de pandemia. “Tentámos aqui reunir ideias ou projectos que não aconteceram. Isto é um acumular de vários trabalhos e que estão agora a ser expostos, fala de questões de memória, da miscigenação e toda esta preocupação que parte do património, que eu tenho estado a investigar desde o inicio do meu processo”, explicou-nos Réne.

A arte de René é muito própria, traduz em traços, linhas e manchas, uma síntese pessoal da sua própria identidade, sempre num processo inacabável. Artisticamente falando, o seu interesse é aprofundar a permeabilidade das fronteiras entre histórias, memórias, linguagens e técnicas, buscando compartilhar esse caminho exploratório, o artista estabelece um processo multilinguagem tendo como parâmetro as suas necessidades expressivas.

O artista não se deixa ficar apenas pela pintura, usa diferentes meios de expressão, como o desenho, a fotografia, o vídeo, ou a performance, dependendo da ideia e mensagem que pretenda passar. A sua arte pode ser considerada um “trabalho em constante progresso”, que reflete sobre a sua própria experiência das passagens, dos espaços limiares entre as várias linguagens artísticas, entre a África e a Europa, entre o local e o global.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected].

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES