PUB
YeezYuri e Lydasse
DR

As influências e tendências de YeezYuri e Lydasse

Estivemos à conversa com YeezYuri e Lydasse, dois jovens que pertencem a esta nova era da música em que os produtores também são as estrelas das canções.

Se até há algum tempo o produtor era apenas um elemento na composição de uma música, hoje partilha os holofotes com os intérpretes e é visto como um chefe de orquestra sem o qual não é possível conduzir a banda.

Numa conversa mediada por Eddie Pipocas, os produtores YeezYuri (Portugal) e Lydasse (Moçambique) deram os seus pontos de vista sobre esta nova fase que vive a indústria da música, as suas influências e as principais tendências a seguir no mercado.

Yuri sente-se um artista e é assim que se afirma, preferindo monopolizar o controlo sobre as suas criações e na forma como projeta a sua imagem. “Já estou mais na parte executiva. Sinto a necessidade de estar nos holofotes e ser a peça master de tudo o que envolve a minha arte”, explicou.

Já o moçambicano Lydasse, prefere que o seu trabalho fale por si sem ter uma obrigatoriedade de estar em frente às câmeras. Além de que o facto de também ser rapper proporciona-lhe um maior equilíbrio na forma como se expõe.

Enquanto artistas, os produtores devem assumir um estilo ou a ausência de rótulos permite uma maior fluidez musical e, consequentemente, a conquista de um público mais abrangente? Ambos optam pela segunda opção.

Na entrevista vídeo, podes ouvir na primeira pessoas as impressões de cada um dos produtores, bem como o que os motivou a enveredar na produção, as suas escolhas, influências e o que consideram as tendências a seguir no mercado musical.

YeezYuri é Iuri Paulo Fernandes, um produtor de origens angolanas com milhões de streams acumulados em produções para T-Rex, Prodígio, Vado Más Ki Às, WAY 45 (Rafael Leão), Soarito, Mike11, Timor YSF, Minguito, Kelly Veiga, Rafaell Dior e outros.

Lydasse Cuco, ou Lydasse GMT, é um produtor executivo e musical de Moçambique, a residir na cidade de Maputo. O seu gosto pela produção nasceu quando conheceu o software FL Studio. Depois de várias horas passadas a produzir e a fazer rap, a paixão estava entranhada. É formado em Gestão de Negócios pela Universidade Privada de Maputo e, aos 22 anos já teve a oportunidade de trabalhar com artistas ligados à cena hip-hop, como Case Buyakah, LayLizzy, Konfuzo, Tykid, Prodígio e muitos outros.

Vê o vídeo no player abaixo.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB