PUB
Intel
Fotografia: Intel

Tudo sobre as falhas de segurança da Intel

É a notícia que está a assustar o mundo e parece que não deixa ninguém de fora. As vítimas deste escândalo tecnológico são todos os utilizadores de smartphone e de computadores que utilizem Intel, AMD e ARM. O iPhone e o MAC também estão vulneráveis à falha da Intel.

Ler+ Utilizadores da App Store gastaram no Natal valores nunca vistos

O site The Register foi o primeiro a avançar que existia uma falha em todos os dispositivos com processadores fabricados pela Intel, AMD e ARM. Recentemente, surgiram notícias de que os chips fabricados pela líder de mercado há 20 anos, a Intel, são afetados por falhas de segurança.
Na prática, um destes bugs permite o acesso à área do processador onde está a informação nuclear relativa ao dispositivo usado. Originando uma espécie de túnel virtual que pode ser utilizado para roubar dados de um computador ou smartphone. Intituladas de Meltdown e Spectre, estas são os dois tipos de falhas de segurança. A primeira é exclusiva dos processadores Intel, e segunda atinge todos os outros chips.
Apesar de só agora ser tema de assunto, as falhas de segurança em causa estão presentes em todos os chips produzidos desde 1995 pelas fabricantes em questão. Até à data, não existe informação sobre a ocorrência de um ataque.
Mas já soluções disponíveis, nomeadamente da Microsoft. A Apple também já revelou que os seus computadores e smartphones fazem parte da lista de afetados.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB