Procurar
Close this search box.

Fábrica do iPhone X utilizou estágios ilegais durante a produção

iPhone X

A Foxconn, empresa que fabrica o iPhone X, da Apple, tem estudantes em regime de estágio curricular a fazer 11 horas diárias por turno. Os jovens, entre os 17 e 19 anos, foram obrigados pela escola a trabalhar na fábrica por considerarem ser uma experiência necessária para concluirem o ensino secundário.

Ler + Sam The Kid vai reeditar “Pratica(mente)” em vinil

O Financial Times escreveu, esta terça-feira, as duas empresas confirmaram a histórias mas afirmam que os alunos  trabalharam voluntariamente. No total, estiveram três mil alunos envolvidos nesta situação. Uma rapariga dos seis alunos que se chegaram à frente disse à mesma publicação: “Nós estamos a ser obrigado pela nossa escola a trabalhar aqui [fábrica de Zhengzhou]. O trabalho nada tem a ver com os nossos estudos.”

Para evitar repercussões, os estudantes mantiveram o anonimato, identificando-se apenas pelo apelido. A estudante confessou que durante um dia montava 1200 câmaras e iPhone X.

As horas extraordinárias em estágios curriculares, na China, são proibidas por lei. Os alunos num regime como esse só podem trabalhe até 40 horas semanais. A Foxconn diz que todo o trabalho laboral foi voluntário e recompensado adequadamente. Um empregado da fábrica revelou que durante o mês de agosto e dezembro são contratados milhares trabalhadores sazonais.  Coincidência ou não, essa é altura que bate com o lançamento dos novos iPhones.

A Foxconn adiantou que o programa de estágios curriculares nasceu em parceira com as autoridades e as escolas chinesas. Um habitante, de uma província chinesa perto de Zhengzhou, foi enviado um comunicado para as escolas a solicitar a Foxconn com destino para os estágios curriculares.

“O governo de Henan, província de Zhengzhou, faz tudo para garantir que a Foxconn prospera na região. Não só pela receita fiscal, mas também pelo desenvolvimento industrial, pelo aumento das exportações, e para ter uma parceria com o estrangeiro [com a Apple],” disse um responsável local.

Para obter cerca de 20 mil iPhones por dia, o número de funcionários chega a triplicar para 300 mil pessoas. O iPhone X, da Apple, acabou por ser lançado em novembro e não em setembro. Todos os modelos anteriores da marca foram lançados no mesmo mês.

[mc4wp_form id=”24174”]

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES