Para a maioria dos condutores, estacionar pode não ser a tarefa mais simples do mundo. Ora porque encontrar um lugar livre pode ser uma verdadeira dor de cabeça, ora porque o lugar disponível é demasiado pequeno, entre outras razões. Para nos poupar tempo e trabalho, a empresa francesa Stanley Robotics acaba de criar o primeiro robô de estacionamento do mundo.
O robô foi baptizado de Stan e os primeiros testes reais vão ser feitos no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Stan é comandado através de uma app, onde o utilizador deverá reservar previamente o seu lugar. Assim que chegar ao aeroporto, o condutor deve dirigir-se à zona da garagem para a qual terá sido redireccionado e… deixar que o Stan faça o resto. É possível também indicar ao sistema a data do voo de regresso, para que, à hora de chegada, o “Stan” recolha o veículo e o devolva. Este robô inteligente tem capacidade para estacionar entre 20 a 30 mil carros por ano, em parques com cerca de 400 lugares. Uma coisa é certa: poupa-nos tempo, stress, manobras complicadas, etc.
E outra coisa, o Stan não precisa das chaves.
[mc4wp_form id=”24174″]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.