Jack Nkanga está de passagem por Lisboa, onde subiu ao palco do B.Leza, conhecida casa africana ao lado do rio Tejo, em Lisboa. Estivemos à conversa com o artista do Konono, sobre o EP Oops!, que já passou por Portugal, França, Estados Unidos, Itália, Espanha, Israel, Brasil, entre outros países, e uma nova identidade que nos irá ser apresentada brevemente.
Candidato ao prémio Le Rêve African, em Paris, Jack é um artista eclético que divaga pelas sonoridades do funk, rock, soul e do konono, um género musical dos povos Bazombo.
No próximo ano, há um novo projecto de um artista nominalmente diferente. A’mosi J. Label é um nome diferente, mas a alma é a mesma. “A ideia é: o A’mosi é alguém que vai trabalhar apenas para a prática do bem. Na mensagem dele, todos fazem parte do bem. Não é que o Jack não trabalhe nisso, mas o A’mosi é uma personagem que tem uma maior ligação com a terra, a água… com tudo o que é natural,“ explica-nos.
Vê o vídeo completo para perceberes o estilo particular de Jack e o motivo da alteração do seu nome artístico.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.