Procurar
Close this search box.

A paixão guia Janine Mathias na introspectiva “Me Enfeita”

“É nos momentos de solidão que a gente olha pra si, transborda para retirar o que não é bom e fazer do bloco da saudade um carnaval”. É justamente se deixar enfeitar pela paixão”.

As palavras de Janine Mathias são uma afirmação sobre a mensagem principal de “Me Enfeita”. A música escrita sob encomenda por Raíssa Fayet e produzida por Rodrigo Campos é guiada pela junção do suingue do samba com elementos da música eletrônica, que juntos criam uma estética dançante, sensual e, também, reflexiva. 

“Trago esse clima festivo, sedutor, livre, leve e solto”, observa ela. “Tudo feito para celebrar amores, carnavais e essas águas que transbordam em nós. A intenção é fazer dançar e cair no chamego”.

Isso também está presente no vídeo dirigido por Helena Sofia, que (de certa forma) retrata o desejo de uma forma leve, descontraída e solitária, para mostrar que é possível aproveitar ao máximo os momentos a sós. “Se somos a Música Preta Brasileira é nessa estética e voz que sairemos na avenida”.

Assim como a anterior, “Devoção”, esta é uma das canções que estará no segundo  álbum de Janine, sucessor de Dendê (2018). Nele, a cantora de voz doce e marcante interpreta composições de amigos e de uma grande sambista (a qual não revela o nome).

“Não me preocupei em estar com as minhas composições e sim com as canções e pessoas que podiam contar minha história”, afirma. “Faço nele uma homenagem às religiões de matriz africana desse país e cito Mãe Nivia Luz, como representante da nossa cultura acredito que é esse o momento de enaltecer quem é a continuidade do que acreditamos”.

Janine Mathias tem ganhado destaque no cenário musical brasileiro, tendo participado de festivais e shows ao lado de Criolo, Sandra de Sá, Karol Conká, Tuyo, Baco Exu do Blues e Luedji Luna. O primeiro álbum dela teve a produção do Eduardo Brechó (Aláfia) e Renato Parmi, participação do Rincon Sapiência e composições de Martinho da Vila, Leandro Lehart, Nei Lopes, Val Andrade e Tássia Reis.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES