O alto índice de desemprego em Angola tem-se agravado com a actual situação económica do país, que fez disparar o número de despedimentos e de empresas falidas. Contornar esse índice é uma das principais prioridades do atual governo.
Aquele que já foi um El-Dourado par muitos, hoje não faz parte da lista de países quando a conversa anda à volta de oportunidades de emprego.
Contudo, a Jobartis, “ o maior portal de emprego de Angola”, quer mudar esse panorama. Assim, aconteceu a primeira “Feira do Talento”, de 7 a 9 de setembro, que contou com a colaboração de parceiros como o HCTA e com o apoio institucional do Ministério da Administração Pública, do Trabalho e da Segurança Social de Angola, o MAPTESS, de forma a enviar uma mensagem positiva sobre o ambiente laboral no país.
É já no dia 8 de Setembro que decorre o Young Talent Bootcamp, evento que visa preparar estudantes universitários e recém-licenciados para a entrada no mercado de trabalho.
Muito em breve iremos apresentar mais novidades sobre este evento de apoio ao talento nacional! pic.twitter.com/IHayoKXdNR
— jobartis (@jobartis) 5 de setembro de 2018
A feira contou com a presença de quase dez mil pessoas, entre candidatos convidados e espontâneos, estudantes e licenciados, que junto de mais de trinta empresas testaram as suas aptitudes profissionais. Entre situações como avaliação de perfil, candidaturas de emprego, entrevistas, assim como dinâmicas com os candidatos, como palestras, workshops e actividades culturais, as empresas que participaram no certame foram EduCartis, Progene, Primavera, Unitel, MAPTESS, INEFOP, TBA, 7Cunhas, Grupo NORS, NELT, PREZIOSO, Banco Valor, OPAIA, TW Twins, Progene, UCALL, Banco Econômico, E&Y, PWC; Tecnovia, Angola Cables e Pumangol.
Ivan Caupers
Licenciado em Direito, mas apaixonado pelas Letras e embrenhado em vários projectos no domínio da literatura e no dominio do ensino e investigação científica.