PUB
Atletas cabo-verdianos à procura da qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

JO Tóquio: Cabo-Verde procura qualificação no taekwondo e boxe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Cabo Verde está na corrida às qualificações para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, que vão decorrer de 20 a 28 de fevereiro. Taekwondo e boxe são as modalidades onde o país mais se faz notar.

Os atletas que representam o arquipélago já se encontram em Rabat, Marrocos. No taekwondo, são quatro os atletas no Torneio Africano, em busca de qualificação para Tóquio’2020, que acontece de 24 de julho a 9 de agosto.

Jogos Olímpicos
Atletas cabo-verdianos à procura da qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Segundo a programação da Federação Cabo-verdiana de Taekwondo, competem a atleta Maria “Zezinha” Andrade – vencedora da medalha de ouro no German Taekwondo Union, 38th International Reutlingen / Tübingen C , na Alemanha – , Sofia Reis, Nicalas Fernandes e Sanderson Vicente, todos residentes nos Estados Unidos da América e Alemanha.

“A federação encara esse torneio como mais uma oportunidade para os atletas crioulos adquirem conhecimento, mas sobretudo para atingirem os mínimos resultados que permitem a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020” afirmam.

Maria “Zezinha” Andrade não é uma estreante no concerne os Jogos Olímpicos. Ao conseguir uma medalha de prata no Campeonato Africano de 2016, Zezinha conseguiu chegar ao Rio 2016.

Neste segunda-feira a seleção de Cabo Verde de boxe partiu para Dakar, Senegal, representada pelos atletas David Pina de 52 quilos, Wilson Semedo de 57 quilos, Nancy Moreira feminino de 69 quilos e Davilson Morais de +91.

Em declarações à imprensa, o treinador e selecionador nacional de boxe, Adilson Varela, afirmou que a equipa tem trabalhado muito e com um treino intensivo.

O treinador acredita que estão ”todos confiantes” e que Cabo Verde “está no seu ponto alto” e assim deposita toda a sua confiança nos seus atletas e acredita que todos darão o seu melhor. “Acredito que vamos fazer um trabalho de qualidade em Dakar”, concluiu.

A atleta Nancy Moreira, residente em Portugal, pugilista do Futebol Clube do Porto, internacional por Cabo Verde, já alcançou uma medalha de bronze nos Jogos Africanos e é tricampeã portuguesa de boxe e vai juntar-se à comitiva cabo-verdiana em Dakar, esta terça-feira, 18.

Apesar de na seleção existir uma baixa do atleta internacional Albertino Monteiro, por ter fraturado a mão, Adilson Varela acrescentou ainda que os atletas representados trarão algo de bom para Cabo Verde. Com o objectivo de chegar a Tóquio, este é um momento “muito importante porque é daí que irão se qualificar para poder ir para os Jogos Olímpicos”.

Já Belmiro Gomes, afirma que “a finalidade é partir para Dakar esperando ter uma boa prestação, com uma expectativa muito alta e ambição de se qualificarem.”

O dirigente da equipa, acredita que estes dois dias que faltam para o início da qualificação serão uma oportunidade de um treino mais intenso, “apesar de Cabo Verde possuir condições mínimas de trabalho para os atletas.”

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB