Procurar
Close this search box.

Julius Yego, de atirador de paus a lançador do dardo olímpico

Se és bom a desempenhar uma determinada actividade mas não consegues avançar por falta de meios ou equipamentos, tens de conhecer a incrível história de Julius Yego.

Julius nasceu no Quénia e desde sempre teve um sonho: ser lançador do dardo. Numa aldeia (Cheptonon) onde, para ir à escola, tinha de percorrer mais de cinco quilómetros e descalço, desprovida de electricidade, carros, estradas ou qualquer sinal de desenvolvimento, este poderia não ter sido mais do que apenas isso mesmo, um sonho. No entanto, contrariando todas as possibilidades disponíveis, Julius começou a treinar na escola primária com paus afiados, feitos a partir de árvores que ele próprio desbastava.

Mesmo não tendo no país um treinador da modalidade, o atleta nunca pensou em desistir. Num vídeo, que se tornou viral nos últimos dias, Julius conta como conseguiu continuar a treinar e a melhorar a sua técnica: “Não desisti. Lembrei-me que poderia ver vídeos no YouTube. Ia até ao cybercafé e ficava a ver os lançadores do dardo, para ver o que faziam nos seus treinos e fazia o mesmo no dia seguinte.”

Guiado por esses vídeos, a sua carreira foi catapultada para o sucesso. Julius venceu os All African Games em 2011 e 2012, com o score de 81.81m conseguiu chegar às finais das Olimpíadas de 2012, a primeira vez para um atleta do Quénia e o único africano nessa edição.

No campeonato do mundo, em 2015, Yego conseguiu uns fantásticos 92 metros, que lhe concederam a medalha de ouro.

No seu país não lhe poderiam ter dado melhor alcunha: “The YouTube Man”.

No próximo dia 17, vamos poder assistir ao primeiro lançamento de Julius no Rio 2016.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES