PUB
Djam Neguin
Djam Neguin | © BANTUMEN

“Ka Bu Skeci Tradison”, o foco de Djam Neguin no CV Futurismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Djam Neguin é um artista multidisciplinar cabo-verdiano, cujo talento cruza-se na dança, teatro, cinema e, mais recentemente, na música.

A sua arte sofre “interferências e cruzamentos das várias formas de criação”, com o objetivo de comunicar coisas para expressar e inventar mundos, criando assim a sua própria realidade.

Na nossa conversa com Neguin, falámos da nova música “Ka Bu Skeci Tradison”, das suas diferentes habilidades artísticas e também da forma como olha para o futuro das artes em Cabo Verde e em África. Podes ouvir a entrevista completa através do áudio no início do artigo e ainda ver o vídeo no canal de YouTube da BANTUMEN.

“Ka Bu Skeci Tradison” é o último single de Djam Neguin, disponível desde sexta-feira, 4 de fevereiro, no seu canal de YouTube. O tema da música centra-se no povo cabo-verdiano e na sua imigração, não para um país ocidental capitalista com melhores condições de vida mas para um plano metafísico, num outro universo. É aí que entra o CV Futurismo, uma espécie de invasão no espaço do futuro, dentro de um multiverso onde existe um cabo-verdiano que continua a verter as tradições da sua terra natal.

Djam Neguin nasceu na nação insular, na cidade da Praia, onde viveu até aos nove anos, e desde cedo revelou as suas aptidões artísticas, ao destacar-se nas atividades recreativas.

Entretanto, instalou-se em Portugal, até aos 19 anos, o que foi essencial para o desenvolvimento das suas capacidades artísticas. Hoje, soma prémios e distinções, participando em projetos diversos e tendo a oportunidade de trabalhar com prestigiadas personalidades da arte e cultura internacionais.

Desde que regressou a Cabo Verde, em 2011, que Neguin tem produzido e realizado vários projetos, sobretudo ligados à dança.

Atualmente, é director e criador de eventos, como o Monday Jazz, Hip Hop Summer Fest, Festival Internacional de Dança Contemporânea Kontorno, Konkursu Nacional de Hip Hop, Gala Mostra de Dança e o Kebra Cabana Urban Battle. E o seu nome passa também por participações em conceituados eventos como Cabo Verde Music Awards, Prémio Nacional de Publicidade, Gala Somos Cabo Verde, Kriol Jazz Festival, Festival Mindelact, TED X, Badja Ku Sol, entre muitos outros.

A sua jornada artística é internacional, tendo lecionado e apresentado trabalhos em Portugal, Espanha, Franca, Brasil, Moçambique, Italia, Estados Unidos da America, Holanda, Suíça e Inglaterra.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Dipacho

19,90 

PUB