Procurar
Close this search box.

Kalaf leva escritores angolanos a dois eventos literários na Alemanha

Kalaf Epalanga já nos tem habituado à apresentação de um leque cultural erudito e distinto e daí que não nos cause espanto que tenham curadoria sua, pelo programa da African Book Festival 2021 em Berlim, dois eventos literários. Voices From The Beginning – Books Born From Songs, vai ser transmitido via Internet, a partir das cidades de Leipzig e Munique nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente.

Músico, cronista, editor discográfico e escritor, Kalaf multiplica-se em colaborações com artistas de diversos quadrantes ao mesmo tempo que dá a conhecer outros tantos. Desta feita, não será diferente.

Falamos de um festival literário africano que, na sua génese, apresenta aquelas que, inicialmente, são músicas mas que têm uma componente poética que levou a que se gerassem obras literárias a partir de si e é nelas precisamente que está a inspiração para estes eventos.

“O antigo poema cantado já fez parte do universo mágico. Ainda hoje é assim em África, onde a música foi e sempre será uma extensão do indivíduo e das suas palavras. Os autores reunidos neste evento online viajam por diferentes universos literários. Os seus romances respiram música, desenham mapas emocionais de lugares em constante transformação. As Áfricas que eles nos trazem nasceram e organizaram-se a partir de insurreições poéticas. Na verdade, tudo começou com a poesia, então vamos aprender a ouvi-la em prosa ou tecida em acordes musicais”, explica Kalaf em comunicado enviado à nossa redação. 

Transmitido em direto, a partir do Museu Grassi (Leipzig) e da Literaturhaus (Munique), ambos os eventos serão transmitidos na língua inglesa e não terão tradução.

Com estes eventos, Kalaf Epalanga procura explorar a conexão da música com a literatura.

Enquanto convidados como Ondjaki, Toty Sa’Med, José Eduardo Agualusa, Telma Tvon ou Yara Monteiro falam sobre os seus trabalhos, das suas inspirações e de como chegaram a formar as suas obras, os atores Martha Fessehatzion e Moses Leo farão em simultâneo uma interpretação cénica das leituras dos livros dos artistas convidados.

Fica a nota de que a primeira sessão deste evento, em Leipzig, vai focar-se em escritores anglófonos africanos e da diáspora, ao passo que o evento que decorrerá em Munique deverá apresentar ao público a literatura moderna angolana.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected].

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES