Kanderz tem novo EP, Twenty Six, que é uma sequela da mixtape Personal Diary, que saiu em março deste ano.
O Extended play é composto por cinco faixas, onde todas contaram com a produção do próprio rapper da Maianga (Angola), com a participação do artista francês Atypik.
Kanderz define este projeto como a continuação do precedente Personal Diary que inclui “muita mensagem para importada das ruas de Paris, Lisboa e Luanda”.
Twenty Six, 26 em português, é o número que assinala o dia de nascimento da mãe, o dele próprio e também do primeiro filho, nascido há menos de dois meses em França.
Desde que conhecemos o trabalho de Kanderz, no início de 2021, percebemos que as suas lyrics têm cada vez mais dado destaque ao francês, em detrimento do português, a sua língua materna. É uma consequência, ou evolução se preferirem, visto que o artista vive por terras gaulesas há mais de dez anos, o que acaba por influenciar as suas experiências que passa para a música, sonoridade e linguagem.
Um bom exemplo disso é a faixa 4h do novo EP, que começa a ser rimada em português e, a partir do segundo minuto, entramos automaticamente no francês – dando uma breve amostra do porquê que o rap francês está na berra.
A presença de Kanderz na terra de Arsène Lupin permite-lhe trazer para o rap em português a matriz de um dos mercados mais competitivos do mundo, onde podemos encontrar astros e campeões de vendas e rankings como Ninho, Soprano ou MHD.
O EP Twenty Six está disponível em todas as plataformas de streaming e a faixa que dá titulo à obra integra a playlist Rádio BANTUMEN desta semana, no Spotify.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.