PUB
Yola Balanga - Residência artística Kimpa Vita
Yola Balanga - Residência artística Kimpa Vita

Kimpa Vita, a residência artística em homenagem à líder do Reino do Congo do séc. XVII

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Kimpa Vita foi uma profetisa e líder política do Reino Congo que nasceu em 1684 e lutou contra a escravatura. Em sua homenagem, o Laboratório de Crítica e Curadoria (LabCC), em parceria com o Espaço Luanda Arte “ ELA”, lançou a residência artística e intervenção urbana “Kimpa 21”.

O nome do projeto surgiu no sentido de redescobrir neste século XXI o legado deixado pela profetisa e líder do século XVII. A residência receberá mensalmente uma mulher artista, que exibirá a sua performance artística e cultural. A primeira participação será de Yola Balanga, artista visual e performer.

A residência “Kimpa21” conta com um programa dinâmico com agendas de pesquisa e reflexão, numa óptica ativista e da micropolítica, debates, workshops, colaboraçõ­es, apresentações e terá primordialmente uma intervenção urbana. A iniciativa é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu fundo de mobilidade, que foi convertido numa residência para contornar o encerramento das fronteiras por conta da pandemia de covid-19.

Yola Balanga, nascida em Luanda, onde reside e trabalha, é artista visual e performer, licenciada em Artes Visuais e Plásticas, pelo Instituto Superior de Artes (ISART). Como uma linguagem mais ligada ao corpo feminino como um sistema de símbolos, voltou-se para Performance Art, linguagem assumida como sendo “o meio perfeito para reivindicar e acima de tudo transcender navegando em várias linguagens por intermédio da performance”.

O Laboratório de Crítica e Curadoria (LabCC) é uma plataforma de partilha, pesquisa e experimentação em curadoria e crítica de arte, com o foco na criação de um sistema de pensamento e reflexão na cena artística.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Coleção Black Power II

16,90 

PUB