Tamara Kostianovsky usa material velho e descartado para criar elementos relacionados com a natureza. Na última série da artista têxtil, para criar tocos de árvores, Kostianovsky usou tiras de tecido de roupas do seu falecido pai, concedendo-lhes assim nova vida.

Na concepção dessas peças, kostianovsky inspirou-se no povo sul-americano dos Andes, que acreditam que a “mãe Terra” é incorporada pelas montanhas circundantes.

A artista desenvolveu também um interesse pelo corpo humano enquanto trabalhava no consultório de um cirurgião quando era mais nova. Esse fascínio permitiu-lhe agora criar um trabalho que examina músculos e ossos. “Fundir as formas de troncos de árvore cortados de diferentes formas e tamanhos a uma paleta indicativa do interior do corpo é uma homenagem ao património cultural do povo da América Latina, enquanto apresentamos um modo alternativo de pensar sobre a nossa relação pós-industrial com a natureza”, explica Kostianovsky.

Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.