Procurar
Close this search box.

Kotingo atua em Portugal com “Só Vou Pôr A Cabeça”

Kotingo, um dos maiores nomes da comédia angolana, prepara-se para uma série de espetáculos em Portugal. O humorista de 40 anos — seguido por mais de 840 mil fãs no Instagram — vai atuar no emblemático B.Leza, em Lisboa, a 22 de abril e no Auditório Municipal António Silva, no Cacém, a 5 de maio.

O humorista apresenta-se ao público português com “Só Vou Pôr A Cabeça”, um solo onde aborda vários temas relacionados com a sua vida mas com um conceito metafórico, que pode encaixar-se em diferentes realidades e contextos.

“Essa digressão significa mais um passo na minha caminhada por cá e que espero que se reflita de forma positiva, ao ponto de levar-me para outros lugares”, disse-nos.

Sobre o que vai acontecer em cima do palco, Edgar Simone Tchipoia, o nome de batismo de Kotingo, indica que “as pessoas podem esperar deste especial um posicionamento unipessoal sobre alguns assuntos” e que, daí para a frente, muitos vão deixar de olhar para certas questões com os mesmos olhos.

Os bilhetes para o B.Leza estão à venda na Ticketline por 12.50€, se adquiridos antecipadamente. No próprio dia, o valor passará a ser de 15€. Os bilhetes para o espetáculo no Cacém serão colocados à venda em breve.

Natural de Benguela, Edgar Simone Tchipoia tornou-se Kotingo quando começou a imitar, por brincadeira, o sotaque de um senhor que dava por esse nome e que trabalhava numa das obras do seu pai. Edgar gozava tanto com a forma como o senhor falava que se tornou muito bom a imitá-lo. Tanto que também ele começou a ser chamado de Kotingo.

Um dia, uma conversa cómica espontânea entre ele e um amigo fica registada em áudio.

Essa gravação satírica começa a circular e é assim que Kotingo começa por se tornar humorista. A sua primeira atuação de stand-up comedy aconteceu em 2007 e, poucos anos depois, muda-se para Luanda atrás do sonho de se tornar comediante profissional.

Aos poucos, com muitos obstáculos pelo caminho, Kotingo foi subindo a pulso, construindo uma carreira de enorme sucesso.

Em 2016, começou a atuar fora do seu país, dando espetáculos em Cuba, na Namíbia e estreando-se em Portugal. Mais tarde fez uma tour pelos PALOP. Tornou-se conhecido pela sua expressividade, aliada ao humor inteligente e à capacidade de improvisação. Agora, está em Portugal para se apresentar ao público nacional e dar a conhecer a sua comédia.

A história de superação do Kotingo

Iniciou os estudos em Contabilidade mas, enquanto irmão mais velho, deu prioridade aos irmãos mais novos para que estes prosseguissem os estudos. Nunca chegou a terminar o
seu curso.

Um dos momentos mais dolorosos da sua vida foi quando a sua mãe faleceu pouco antes de ele ter um espetáculo. Ainda assim, Kotingo subiu ao palco e fez a atuação para o seu
público, não o querendo desapontar.

Kotingo perdeu o braço esquerdo após um grave acidente de viação em 2018, quando voltava de um espetáculo. Teve de ser submetido a múltiplas cirurgias para recuperar desse
incidente. Apesar de todas as adversidades, o humorista nunca desistiu e continuou sempre a lutar pela sua arte.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES