PUB
Kouka Ntadi

Francês Kouka transforma fachada lisboeta com guerreiro Bantu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nas políticas urbanas das sociedades modernas, a reabilitação é um factor decisivo na regeneração dos centros urbanos e na qualidade de vida dos seus cidadãos.

A cidade de Lisboa comporta atualmente um número importante de imóveis degradados, reaproveitados por artistas urbanos para servirem de tela para as suas obras de arte.

Foi o que fez Kouka Ntadi, pintor franco-congolês. Numa parceria com o Boa Lab, Kouka ofereceu à capital portuguesa um gigante guerreiro Bantu, peça central da sua inspiração artística atual.

Na sua conta de Instagram, o grafiteiro e pintor explica que “o guerreiro levanta-se para recordar-nos as origens ancestrais do mundo moderno. Contra um cenário de natureza exuberante, inspirado pela tradicional francesa Toile de Jouy [um tecido impresso utilizado na indústria têxtil], e que evoca um mundo próspero, este é um convite para nos abrirmos a um mundo imaginário onde os seres humanos e a natureza vivem em perfeita harmonia”.

Além deste guerreiro que pode ser apreciado no número 73 da rua da Boavista, Kouka vai também apresentar em Lisboa a sua primeira exposição individual, a partir do dia 30 de setembro. Homens é também uma produção em parceria com a galeria e movimento artístico Boa Lab.

Kouka Ntadi é um pintor franco-congolês, nascido em Paris em 1981, no seio de uma família de artistas. Neto do pintor expressionista Francis Gruber, Kouka é um artista filho do hip hop, que usa também o grafite como veículo da sua arte.

Formado na Escola de Belas Artes de Avignon, no sudeste francês, o pintor interessa-se sobretudo pela essência humana, gerando retratos com uma impressão urbana única numa procura incessante pela sua individualidade e essência enquanto afrodescendente.

No ano passado, Kouka passou por Portugal para deixar os “seus” guerreiros Bantu em vários pontos da região da Grande Lisboa.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB