PUB

“La La Land” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

O filme ‘La La Land’ triunfou no domingo nos prémios de cinema e televisão Globos de Ouro, conquistando sete galardões, em todas as categorias para que estava nomeado.

‘La La Land’, um tributo nostálgico aos musicais da época dourada de Hollywood, foi considerado o melhor filme na categoria de comédia ou musical, e arrecadou também prémios de melhor realização (Damien Chazelle) e melhores interpretações masculina e feminina, para o par Emma Stone e Ryan Gosling.

O filme, que se estreia nos cinemas no dia 26, venceu ainda os prémios de melhor argumento (Damien Chazelle), melhor banda sonora original (Justin Hurwitz) e melhor canção (‘City of Stars’).

O vencedor na categoria de melhor drama foi ‘Moonlight’, primeira longa-metragem de traços biográficos de Barry Jenkins.

Casey Affleck venceu na categoria de melhor ator de drama em ‘Manchester by the Sea’, e Isabelle Huppert na mesma categoria feminina, pelo desempenho em ‘Elle’, filme que conquistou também o galardão de melhor filme estrangeiro.

Os prémios de melhor atriz e ator secundários foram para Viola Davis (‘Fences’) e Aaron Taylor-Johnson (‘Animais Noturnos’).

Na televisão os prémios foram mais disputados: ‘The Crown’ venceu a categoria de melhor série dramática e ‘Atlanta’ a melhor série de comédia.

O melhor actor em série dramática foi Billy Bob Thornton (‘Goliath’) e a atriz Claire Foy (‘The Crown’). Na comédia, as interpretações favoritas foram de Donald Glover (‘Atlanta’) e Tracee Ellis Ross (‘black-ish’).

A minissérie ‘O gerente da noite’, a partir de uma obra de John Le Carré, conquistou três dos quatro prémios para que estava nomeada: melhor ator de minissérie/telefilme (Tom Hiddleston), melhor ator secundário de série/telefilme (Hugh Laurie) e melhor atriz secundária de série/telefilme (Olivia Colman).

O momento político da noite coube a Meryl Streep, vencedora do prémio carreira, que criticou o Presidente eleito Donald Trump pela retórica de desunião.

“Vocês e todos nós nesta sala pertencemos verdadeiramente aos segmentos mais vilipendiados da sociedade norte-americana neste momento. Pensem nisso. Hollywood, estrangeiros e a imprensa”, disse em tom de piada.

“Mas quem somos nós? E o que é Hollywood, de qualquer forma? Um monte de pessoas de outros sítios. Hollywood está cheia de forasteiros e estrangeiros. Se corrêssemos com todos, não havia nada para ver, a não ser futebol e artes marciais, que não são bem artes”, afirmou.

O discurso de Streep aconteceu a menos de duas semanas da tomada de posse de Trump, que realizou uma campanha contra mexicanos e muçulmanos.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2016, entregues na noite de domingo no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: ‘Moonlight’

Melhor comédia/musical: ‘La La Land’

Melhor realizador: Damien Chazelle, ‘La La Land’

Melhor actor de drama: Casey Affleck, ‘Manchester by the Sea’

Melhor actriz de drama: Isabelle Huppert, ‘Elle’

Melhor actor de comédia/musical: Ryan Gosling, ‘La La Land’

Melhor actriz de comédia/musical: Emma Stone, ‘La La Land’

Melhor actor secundário: Aaron Taylor-Johnson, ‘Nocturnal Animals’

Melhor actriz secundária: Viola Davis, ‘Fences’

Melhor filme estrangeiro: ‘Elle’

Melhor filme de animação: ‘Zootopia’

Melhor argumento: Damien Chazelle, ‘La La Land’

Melhor banda sonora original: Justin Hurwitz, ‘La La Land’

Melhor música original: ‘City of Stars’, ‘La La Land’

Televisão:

Melhor série dramática: ‘The Crown’

Melhor actor de drama: Billy Bob Thornton, ‘Goliath’

Melhor actriz de drama: Claire Foy, ‘The Crown’

Melhor série de comédia: ‘Atlanta’

Melhor actor de comédia ou musical: Donald Glover, ‘Atlanta’

Melhor actriz de comédia ou musical: Tracee Ellis Ross, ‘black-ish’

Melhor minissérie/telefilme: ‘The People vs O.J. Simpson’

Melhor actor de minissérie/telefilme: Tom Hiddleston, ‘O gerente da noite’

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Sarah Paulson, ‘The People vs O.J. Simpson’

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Hugh Laurie, ‘O gerente da noite’

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Olivia Colman, ‘O gerente da noite’

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Meryl Streep

Fonte: Lusa

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB