PUB
LagosPhoto

A Verdadeira África em foco no festival LagosPhoto 2017

O Festival de artes e fotografia da Nigéria, LagosPhoto, já abriu portas á sua oitava edição. Este festival apresenta a fotografia como incorporação dos assuntos da exploração histórica e contemporânea. A promoção de programas sociais e espaços públicos para a demonstração de fotografia, estão a decorrer de 24 de novembro a 15 de dezembro.

A edição deste ano do LagosPhoto pretende explorar a procura e a apresentação da verdade na sociedade contemporânea. Reflexo da inspiração em composições literárias dos realistas e em autores influentes dos séculos 19 e 20. Pode-se assim assistir a respostas de fotógrafos de todo o mundo ao tema do LagosPhoto deste ano: Regimes of truth. (Os regimes da verdade).

Azu Nwagbogu é o fundador e director da LagosPhoto e em entrevista ao New York Times explica: “É de facto olhar a forma como a fotografia, os media e os artistas exploram estas noções do que é verdade e do que é real.”

“A fotografia foi encontrada na ciência da observação e sempre se lisonjeou por ser um árbitro da verdade. Numa sociedade contemporânea, nós sabemos agora que uma imagem pode ser bastante enganosa e pode ser uma propaganda. Mas ao mesmo tempo nós compreendemos que a linguagem visual está a tornar-se mais decifrável, por muitas mais pessoas. Essa é uma das razões pelas quais eu sinto que África está a ganhar muita atenção,” disse Azu.

O festival deste ano envolve um programa de eventos com ganhos culturais e artísticos. A curadoria das exposições de fotografia teve a cargo do continente Africano e da diáspora. Temos instalações performativas e de larga escala em diversos locais públicos e icónicos em Lagos, assim como apresentações de artistas, workshops. Estas são algumas das atrações que podes encontrar no festival.  Vê a galeria de fotos acima.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB