A Câmara Municipal de Lisboa vai assinalar pela primeira vez o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, a 31 de agosto, com uma cerimónia comemorativa que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A iniciativa é promovida pela Organização das Nações Unidas e conta com a participação de Laurinda Alves, vereadora com pelouro dos Direitos Humanos e Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Cardoso, criadora da plataforma online Afrolink e de Lura, cantora e compositora.
A programação completa das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, terá lugar entre 20 de agosto e 3 de setembro e inclui diferentes eventos físicos e online.
A Rádio Afrolis vai divulgar um podcast com o objetivo de criar uma memória discursiva e de fixar as narrativas de africanos e afrodescendentes em discursos sobre a cidade, assim com um vídeo entrevista a uma série de artistas portugueses negros que definiram o conceito de “afrolisboeta”.
No dia 20 de agosto, às 16 horas, os coletivos Together2change promovem a “Conversa – Jardim Obirin – Leitura e Literatura de Mulheres Negras” para fomentar a leitura de obras de mulheres negras. O evento vai acontecer no Jardim do Rio, Largo da Boca do Vento, em Almada.
A Associação de Mulheres Caboverdeanas na Diáspora em Portugal vai ser responsável por um convívio no dia 21 de agosto, às 15 horas,
com as Batukadeiras de São Tomé e Príncipe à volta do tema “Diversidade no Batuko”. A tarde cultural vai acontecer no Bairro Zambujal de Amadora.
No dia 3 de setembro, o coletivo SaMaNe vai assinalar a Semana da Amamentação das Mulheres Negras com o evento “Estórias de amamentação”, partilhar estórias, promover a amamentação entre mulheres afrodescendentes, reforçar laços entre a comunidade de mulheres afrodescendentes e criação de redes de apoio. O evento terá lugar no Jardim Quinta das Conchas.
Para mais informações sobre as diferentes atividades, basta aceder a este link.
O Dia Internacional dos Afrodescendentes celebrou-se, pela primeira vez, a 30 de agosto de 2021, com o intuito de prestar homenagem
às valiosas contribuições da diáspora africana pelo mundo, visando, também, a eliminação de quaisquer formas de discriminação contra afrodescendentes. A efeméride foi proclamada através da Resolução 43/1 adotada na Assembleia Geral da ONU, a 19 de junho de 2020.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.