O Auditório do Metro de Lisboa vai receber no próximo dia 22 a primeira edição da conferência afrocentrista Kweli, com vários oradores conhecidos da comunidade africana no continente e diaspórica.
A conferência dialoga com o dinamismo emergente dos crescentes movimentos decoloniais e os apelos para repensar os modos dominantes de produção e representação do conhecimento, através de oradores de diferentes áreas sociais e profissionais.
A acontecer das 9 às 19 horas, a conferência Kweli – cuja palavra significa verdade, na língua bantu kiswahili – pretende criar reflexão sobre como os afro-europeus e africanos desafiam os modos dominantes de representação e produção de conhecimento, resgatar espaços, cidadania, conhecimento e organização. O cartaz de keynotes é composto por nomes conhecidos, como o artista e empreendedor Rahiz, o coach financeiro Abdel Camará, as advogadas Queenzinga e Mimi Malkia, o médico naturopata Randy Neto, a coach de meditação Panefas Touch Dina, o psicólogo Henda Vieira-Lopes e o docente universitário Toy Cristóvão.
Com foco no empoderamento, os diferentes painéis vão abordar temas como liberdade financeira, pluralismo cultural e legal, psicologia africana e autonomia emocional, arte e espiritualidade, nutrição e genética, autoestima, condição feminina e a posição do continente africano na diplomacia global.
O evento vai ainda ser dinamizado pelo artista Jota Jr e pela apresentadora Vilma Furtado.
Para participar da conferência, a aquisição dos bilhetes, a partir dos 35 euros, deve ser efetuada conforme indicações no link de reservas, disponível aqui.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.