PUB
MADE BY DESIGN | DR

“Made by Design”, a série da Netflix sobre design africano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Made by Design é uma nova série documental da Netflix, que apresenta o design africano – da perspetiva nigeriana – e os seus talentos, dentro das áreas da arquitectura, decoração de interiores e design de produto. Apesar de ainda não estar disponível em todos os países do mundo, já se pode ter um vislumbre daquilo que é a série através do trailer oficial.

Criado, idealizado e co-produzido pela designer de interiores Titi Ogufere, a série, além de dar uma lufada de ar fresco à filmoteca da Netflix, tem 13 episódios repletos de conhecimento sobre a base do design contemporâneo africano.

Assim, 13 designers nacionais e residentes na Nigéria levam-nos numa incursão pelas suas bases e conceitos criativos.

Sobre o objetivo de criar o documentário, Ogufere disse ao site Wallpaper que, as abordagens, além de serem diversas, também mostra o lado dos líderes de opinião nigerianos, incluindo a narrativa mal interpretada em torno do design nigeriano, utilizando a voz de cada um e como individualmente acreditam de como a história deve ser contada.

“A história do design africano é contada há tanto tempo que decidi criar este projeto para retomar a nossa narrativa e mostrar o verdadeiro significado do design africano”, explicou Titi.

O Made by Design conta também com entrevistas onde cada profissional irá explorar a profundidade dos processos e trabalhos de criação, fazendo parte desta reunião nomes como o do arquiteto Tosin Oshinowo e do diretor Papa Omotayo.

Tosin Oshinowo disse à mesma publicação que “é muito importante para a geração mais jovem inspirar-se” e que os jovens africanos “podem ver outros africanos a fazer um trabalho pioneiro na indústria do design“.

O artista acrescentou ainda que: “É realmente a mudança representativa de que precisamos. Esta série documental é uma validação de que somos muito capazes de contar as nossas próprias histórias como africanos no espaço do design“.

Made by Design também foi co-produzida pela cineasta e vencedora de um Emmy, Abiola Matesun. A série ainda não tem data prevista de estreia para os PALOP mas já estreou-se na Netflix Nigéria, em dezembro de 2021.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Victor Hugo Mendes

22,00 

PUB