PUB
Mais Clicados

Os artigos mais clicados da semana | 12 a 18 jun

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nesta última semana, a entrevista a Itary, nova promessa da música angolana, foi o artigo mais lido na BANTUMEN. No top 5, entrou ainda o anúncio do cartaz do Jardim de Verão 2022, em Lisboa; as atividades solidárias de Sadio Mané; o artigo sobre o elenco da mini série sobre a vida de Cesária Évora e, por último, a Festa da Diversidade a acontecer até este domingo, 19.

ITARY: “A MINHA ESSÊNCIA É O RAP. SOU RAPPER”

Itary faz parte do leque de jovens que terminam os estudos para “oferecer” o diploma aos pais. Para os angolanos, especialmente, a formação académica é o Santo Graal da existência da sua prole, independentemente do curso que a vida levar a seguir.

Assim que termina a formatura, a liberdade de dar azo às suas próprias vontades e paixões é como inspirar oxigénio pela primeira vez. Foi o que aconteceu a Itary, a nova promessa do music hall angolano.

A CULTURA AFRO-EUROPEIA EM DESTAQUE NO JARDIM DE VERÃO 2022

O Jardim de Verão está de volta ao Jardim Gulbenkian, de 24 de junho a 10 de julho, e traz consigo nomes que contribuem para a expressão e linguagem da arte contemporânea feita [também] por artistas negros.

A programação deste ano, que terá música, poesia, cinema e performance repartida por três palcos, está ancorada na exposição coletiva “Europa Oxalá”, patente na fundação até agosto e que reúne obras de artistas “nascidos e criados num contexto pós-colonial” em África.

SADIO MANÉ, O HOMEM MAIS QUERIDO NO SENEGAL

O mundo continua rendido a Sadio Mané e não é só pelas suas capacidades futebolísticas. O jogador do Liverpool dá que falar na imprensa e nas redes sociais pela humildade que lhe é característica e pelas ações que tem desenvolvido para fortalecer a sua comunidade no Senegal, a nível social e não só.

Campeão europeu, Mundial e da Premier League, bem como o principal jogador da vitória do Senegal na sua primeira Copa das Nações da África 2022, Sadiu preferiu regressar à região que o viu nascer, Bambali, onde financiou a construção de uma escola, hospital, mesquita e até estações de energia elétrica.

SORAIA TAVARES, IGOR REGALLA E FLÁVIO HAMILTON VÃO CONTAR A HISTÓRIA DE CESÁRIA ÉVORA NOS ÉCRANS

Já se sabe quem são os atores que vão estar no centro da série sobre a vida e obra de Cesária Évora. A cantora e atriz Soraia Tavares vai interpretar o papel da Diva maior da música de Cabo Verde.

Criada por Hugo Diogo, “Sodade” é uma série portuguesa, produção da Lanterna de Pedra Filmes, com um orçamento de 2,4 milhões de euros. As gravações começam no mês de setembro, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente.

FESTA DA DIVERSIDADE EM LISBOA COM SABERES, SABORES E SONS DO MUNDO

De 18 a 19 de junho, o espaço Ribeira das Naus, em Lisboa, vai acolher a Festa da Diversidade, uma iniciativa SOS Racismo com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e integrada nas festas da capital portuguesa.

Nesta 13ª edição, a Festa da Diversidade é um espaço de construção de uma sociedade anti-racista, com o lema “Saberes, Sabores e Sons do Mundo”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB