Esta semana que passou, os artigos mais lidos na BANTUMEN foram sobre música e literatura. Começamos com o lançamento do novo álbum dos Wet Bed Gang, seguindo-se o single “Solteiros”, de Deejay Telio e Yasmine; “Djó” de Lurhany; a sessão de apresentação e autógrafos do romance de Israel Campos e, por fim, o artigo sobre Moyah, o poeta moçambicano do Festival da Canção em Portugal.
Já podes ouvir “Gorilleyez” dos Wet Bed Gang
Depois de Ngana Zambi em 2021, os Wet Bed Gang acabam de lançar o seu segundo álbum, Gorilleyez, numa data especial e importante para o quarteto fantástico, o aniversário de Rossi, o mentor do grupo.
O projeto conta com dez músicas e as gravações decorreram nos Greatdane Studios, em Paço d’Arcos (arredores de Lisboa). A produção esteve a cargo de SUAVEYOUKNOW, Charlie Beats (que também tratou da mistura e masterização), Holly e Paris Opera.
O lançamento do álbum foi antecedido pela promoção de “Gorillaz”, single transatlântico que contou com a participação do conhecido rapper brasileiro L7NNON e que neste momento já conta com mais de um milhão de visualizações no YouTube. Esta é a única participação de Gorilleyez.
Deejay Telio e Yasmine juntos em novo single “Solteiros”
Deejay Telio regressa aos singles com “Solteiros”, uma love song, num registo pop e na companhia da cantora Yasmine. Depois de “Olho de Tigre”, o EP lançado em julho do ano passado que conta com os singles “Cara Que Engana” (com Julinho KSD) e “Bon Appetit”, de uma passagem aclamada pelo Meo Sudoeste e de vários concertos pelo mundo fora, Deejay Telio edita o primeiro single de 2023.
Sobre a colaboração com Yasmine, Deejay Telio revela: “Primeiro fiz a música e depois esqueci-me dela. Quando a minha rapaziada me meteu a ouvir a música de novo, pensámos logo na Yasmine. É a cara dela. O processo foi super rápido, super descontraído, mesmo assim acho que nunca se consegue ter uma noção quando é apenas contado. É o que estávamos à espera desde o início, porque eu pensei nela porque já conseguia imaginar a voz dela aqui e a identidade dela”.
Lurhany canta sobre “Djó” em novo single
“Djó” é a nova música de Lurhany. A música está disponível nas plataformas de streaming e o clipe oficial já está no YouTube.
Agora a vaguear em novas vibes, Lurhany saiu um bocado daquilo que tem apresentado para lançar “Djó”, um amampiano com influência do afrobeats do oeste africano.
A letra da música foi composta pelo próprio Lurhany e Teo no Beat foi o responsável pela produção, mistura e masterização. A guitarra é de Jó Garcia. Quanto ao clipe da música, tem a realização da DigitalMotion e a produção executiva é de BangerBoyz.
Israel Campos autografa romance em Lisboa
Israel Campos apresentou e autografou o seu primeiro romance oficial E o Céu Mudou de Cor, na livraria Leya, em Lisboa, nesta quarta-feira, 22.
A noite foi marcada pela música de Kizua Gourgel, nos intervalos da apresentação, na presença de familiares, amigos, jornalistas, escritores e universitários.
Uma massa juvenil preencheu a sala com entusiasmo, questionamentos e curiosidades sobre a obra do promissor jornalista angolano, eleito em 2021 uma das 100 Personalidades Mais Influentes da Lusofonia, pela PowerList100 da BANTUMEN.
Moyah, o poeta moçambicano do Festival da Canção 2023
O Festival da Canção, certame que apurará a música que representará Portugal na Eurovisão, tem um poeta moçambicano: MoYah, com o tema “Too much sauce”.
A canção com letra, de MoYah e Miguel Gutierrez e composição de Kensaye e Moyah, foi um dos cinco temas selecionados por livre submissão, num universo de 667 canções.
O autor Mário da Barca, conhecido como MoYah, terá a sua performance na primeira semi-final, no dia 25 de fevereiro. No dia 4 de março, será a segunda semi-final, com outras dez canções, das 20 selecionadas para o concurso e no dia 11 a grande final em Lisboa, seguindo-se em maio, o Festival Eurovisão em Liverpool, Inglaterra.
Eddie Pipocas
Eddie Pipocas é jornalista, publisher musical e co-fundador da BANTUMEN.
Depois de vários anos a trabalhar para diferentes projetos de comunicação em Portugal e Angola, Eddie fundou a BANTUMEN, juntamente com um grupo de jornalistas.
A plataforma digital é pioneira dentro do mercado lusófono ao estabelecer um ponte entre as diferentes comunidades negras falantes de português.