PUB
MAIS CLICADOS

Os artigos mais clicados da semana | 4 a 10 dez

Rumo ao fim de 2022 e com mais uma ronda dos artigos mais lidos da semana na BANTUMEN. O top cinco começa com o anúncio de que T-Rex lidera o ranking dos artistas mais ouvidos em Angola e está em 4.º lugar no de Portugal; segue-se a Best of List das melhores exposições e apresentações em 2022 em Portugal de Artes Visuais, Performance e Cruzamento Disciplinar, curada por Ekua Yankah, Flávia Palladino, Melissa Rodrigues e Rebecca Fontaine-Wolf; o 9.º episódio do Matabicho, sobre a PowerList 2022, foi o terceiro assunto mais lido/visto na revista; a entrevista com a pugilista Nancy Moreira ficou em quarto no top; e por fim o artigo sobre os prémios dedicados ao empreendedorismo na PowerList deste ano.

T-REX LIDERA TOP 5 DO SPOTIFY E ACABA DE LANÇAR “DONDE”

Toy Toy T-Rex está de single novo, com “Donde”, faixa promocional do já anunciado álbum A Cor d’Água. A notícia chega-nos com o anúncio do Spotify que indica que o artista da Máfia 73 é o quarto mais ouvido em Portugal e líder de tabela em Angola. As batidas secas de “Donde” são a ação que provocam como reação uma reflexão sobre o que somos, de onde somos e para onde vamos.

COLETIVO INTERNACIONAL SELECIONA O MELHOR DA ARTE AFRICANA E AFRODIASPÓRICA EM PORTUGAL EM 2022”

Portugal encontra-se numa encruzilhada excitante na qual se observa um renovado interesse internacional, que tem contribuído para enriquecer e diversificar a sua paisagem cultural. Este destaque acontece sobretudo através de artistas do continente Africano e da sua diáspora.

A lista intitulada Best of List Artes Visuais, Performance e Cruzamento Disciplinar, concebida por uma equipa internacional de quatro curadoras, artistas e consultoras de arte contemporânea baseadas em Lisboa, destaca o melhor da arte africana e afrodiaspórica apresentada em Portugal em 2022.

MATABICHO #9 – PWRLST

Depois da realização da segunda edição da Power List 100, no passado dia 3 de dezembro e que homenageou as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, algumas vozes insurgiram-se contra a alegada falta de representatividade de algumas comunidades de profissionais na iniciativa.

Selma Mylene foi uma dessas vozes. No nono episódio da rubrica Matabicho, Natália Silva e Marisa Rodrigues, jornalistas da BANTUMEN, juntaram-se à coreógrafa e professora de dança, para debater o papel dos bailarinos, em geral, e a importância da inclusão destes profissionais em eventos como a PowerList 100..

NANCY MOREIRA: “EM PORTUGAL JÁ NÃO TINHA ADVERSÁRIAS PARA MIM”

Nancy Moreira é uma papa títulos no boxe, que luta com as cores cabo-verdianas ao peito. Nascida em Cabo Verde e residente em Portugal desde os oito anos, atualmente com 33, Nancy Moreira é conhecida pelo seu percurso impecável e pelos inúmeros títulos e conquistas, a nível nacional e internacional, em nome de Cabo Verde.

Pugilista há dez anos, Nancy intitula o boxe como “a sua melhor escolha” e mostra-se cada vez mais firme e assertiva na sua caminhada profissional.

O EMPREENDEDORISMO EM DESTAQUE NA PWRLST 100 DE 2022

A PowerList 100 é uma das iniciativas mais importantes para a comunidade BANTUMEN. Depois de vários anos a comunicar as histórias e percursos de excelência de descendentes dos PALOP pelo mundo, em 2021, decidimos criar um momento de reconhecimento e agradecimento a 100 dessas pessoas. A lista anual é representativa de um número sem fim de pessoas cujos percursos de influência são referência, sem desmerecer quem nela não pôde ser integrado.

O apuramento da lista acontece com uma primeira fase de pré-nomeação, com as plataformas parcerias a indicar os potenciais homenageados do ano, e, numa segunda fase, com a votação de jornalistas e produtores de conteúdo dessas plataformas para apurar quem são as 100 personalidades mais votadas.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB