Procurar
Close this search box.

Manu Preto leva “Tabanca” a Sevilha

O dançarino Manu Preto vai representar Cabo Verde nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Magalhães, em Sevilha, Espanha, onde irá apresentar uma performance ligada à tabanca (género musical tradicional do arquipélago), nos dias 2 e 3 de outubro.

A informação foi dada à Inforpress pelo coreógrafo do grupo Raiz di Polon, que esta semana viaja para a capital da região da Andaluzia, no sul de Espanha, a convite da Câmara Municipal da Praia, numa parceria com o Centro Internacional de Investigação Teatral, por trás da iniciativa.

“Mundo Magallanes – Elcano” é um projeto do Centro Internacional de Investigação Teatral de Sevilha que nasceu por ocasião das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Magallanes e assenta em pesquisa teatral e teatro comunitário.

Segundo informações divulgadas na página da organização, nesta celebração, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro, pretende-se envolver todos os países que possuem cidades de Magalhães para que, tanto através dos profissionais das artes performativas como dos seus cidadãos, tenham uma presença num projeto global.

Durante estes dias será apresentado um “grande espectáculo de teatro comunitário”, que integrará as diferentes peças montadas com todos os grupos participantes, bem como os professores e assistentes, no Parque Fernando Magallanes.

“A principal característica do Mundo Magallanes-Elcano é a interacção artística entre grupos de cidadãos dos quatro continentes pelos quais a expedição percorreu (na Oceânia eram algumas pequenas ilhas que serviriam de escala para a circunavegação), realizando todas elas expressões culturais e artísticas de terras muito remotas”, lê-se na descrição do evento.

Cabo Verde fez parte dos países por onde o navegador Fernando Magalhães passou durante a sua de viagem de circum-navegação ao globo de 1519 a 1522.

Por este motivo, o arquipélago estará presente nesta celebração em Sevilha, levando um dos mais antigos ritmos tradicionais cabo-verdiano, a tabanca.

Em conversa com à Inforpress, o bailarino e coreógrafo Manu Preto, que há mais de seis meses não pisa um palco, devido às restrições estipuladas pelo Governo para evitar a propagação da pandemia da covid-19, disse que este regresso num palco internacional é uma “grande responsabilidade”.

Isto porque, é um evento mundial e com participação de “grandes mestres” da dança, música e teatro e conhecedores profundo das suas culturas.

“Vai ser com muita emoção dado que irá ser num grande evento de escala mundial e ainda com mais sabor após todo este período de confinamento. Sinto-me preparado e motivado para representar Cabo Verde, como o tenho feito nestes 30 anos, com a melhor qualidade possível”, assegurou.

Manu Preto parte sozinho de Cabo Verde, mas ao chegar a Sevilha terá à espera um grupo de pelos menos 20 pessoas que o irão acompanhar durante este desfile de tabanca, denominado de “Buska Santu” (em busca do santo), que consiste numa procissão, que começa na porta de uma igreja ou capela e percorrerá as ruas da cidade.

“A minha participação consistirá em ensaiar um grupo de atores, músicos e bailarinos para uma encenação no género tabanca que fará parte do cortejo dos dias 2 e 3 de outubro, na encenação da viagem de Fernão de Magalhães à volta do mundo”, precisou, acrescentando que todos os elementos da tabanca, como rei da tabanca, a rainha, o sacerdote, os cativos, os transatlânticos, o médico, o ladrão, o louco, estarão bem representados.

Num momento em que a covid-19 ainda assola o mundo, a organização garante que serão tomadas todas as medidas de distanciamento social, uso de máscara, lavagem de mãos e medição de temperatura durante este desfile.

Estas sessões, segundo a organização, serão transmitidas em streaming com o objectivo de garantir que as cidades de origem dos parceiros possam acompanhar ao vivo as referidas sessões, criando assim um histórico encontro de representantes do teatro comunitário.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES