Procurar
Close this search box.

A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana apresenta a Colecção Crescente 2022

hollard

Desde 2011 que a Associação para o Desenvolvimento Cultural ou, simplesmente, Kulungwana tem vindo a desenvolver a exposição colectiva “Colecção Crescente”. Esta é, sem dúvida, um marco na vida cultural de Moçambique, tornando-se desta feita, um dos grandes momentos do calendário artístico e a maior vitrina de criatividade artística nacional.

Prova disso é o elevado número de artistas que tem participado nesta exposição, sendo que, para a edição 2022, a “Colecção Crescente” conta com a presença de 135 artistas, com 301 obras. Os participantes vão desde artistas autodidactas, jovens estudantes de artes, de diferentes instituições de ensino, a nomes da montra nacional, no que concerne a artes plásticas.

A premiação dos três melhores trabalhos será feita por uma equipa de júris, especialistas na área. Com o prémio “Melhor Futuro”, atribuído desde 2020 pela Hollard Seguros Moçambique, veio-se a verificar um dinamismo acrescido ao evento.

Os premiados nesta edição terão a oportunidade de participar numa oficina artística durante 5 dias, na vizinha África do Sul, com o intuito de aprender novas técnicas artísticas. O tema escolhido para esta exposição foram os “Jogos Tradicionais e Populares”, em Moçambique, que variam de região para região.

Com este tema, pretende-se reforçar a prática destes jogos, perante o cenário que se tem assistido nos últimos tempos, de um sucessivo desaparecimento de praticantes destas modalidades, sobretudo ao nível urbano. É importante referir que estes jogos, assim como alguns brinquedos associados, são muitas vezes construídos pelas próprias crianças, recorrendo estas a materiais de fácil acesso, para o seu fabrico (como é o caso do barro, paus, arame, entre outros).

A exposição colectiva, realizada por iniciativa da Kulungwana, tem a curadoria de Mieke Oldenburg, que já tem experiências passadas a trabalhar neste evento, e conta com o apoio da Hollard Seguros Moçambique e, também, com o apoio da Embaixada da Noruega.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES