Procurar
Close this search box.

A cultura angolana está em alta com acervo cultural digital e-Zomba

Uma iniciativa para promover a cultura angolana a nível nacional e global junto a Fundação Arte e Cultura e o Ministério da Cultura e Tururismo.

 A Fundação Arte e Cultura (FAC), uma instituição filantrópica da Fundação Menomadin, em Angola em parceria com o Ministério da Cultura, lançaram recentemente o projecto de implementação do Acervo Cultural Digital e-Zomba. Um projecto excepcional que por sua vez, destina-se a chamar a atenção e a encorajar a exposição e a interacção entre investigadores, estudantes, historiadores, músicos, artistas e o público em geral, assim como, mostrar como a arte e cultura deste país são realmente maravilhosas, coloridas e interessantes para Angola.

O projecto em alusão visa a promoção e disponibilização da cultura angolana a nível nacional e global. O lançamento deste magno projecto decorreu nas instalações da Fundação Arte e Cultura, na ilha de Luanda. No e-Zomba será possível encontrar diferentes colecções musicais de todas as épocas, colecções de arte, registos de danças folclóricas de todos os tipos que caracterizam Angola, registos de peças teatrais e espectáculos de teatro.

Por seu turno, Haim Taib, Fundador e Presidente da Fundação Menomadin realça

Imaginem a exposição e as oportunidades que o e-Zomba está destinado a dar a todos esses talentosos artistas angolanos, e como está destinado a enriquecer o mundo. O arquivo e-Zomba garantirá a mais completa documentação e acessibilidade, o que permitirá levar a exposição a um público amplo e diversificado a nível nacional e internacional.

Haim Taib, Fundador e Presidente da Fundação Menomadin

Para Merav Galili, CEO da Menomadin Foundation

Este projecto é extremamente importante, porque vai digitalizar todos os activos da cultura angolana, desde música, esculturas, pintura e arte. A partir de agora, tudo estará online, e pessoas de todo mundo poderão finalmente ter acesso à maravilhosa cultura angolana

Merav Galili, CEO da Menomadin Foundation

De acordo com a Directora-geral da FAC, Naama Margalit, refere

O e-Zomba é a oportunidade para preservar digitalmente os tesouros culturais de Angola, em benefício da próxima geração, assim como preservar a honra dos criadores e dar uma oportunidade para o mundo inteiro desfrutar desta rica cultura”.

Naama Margalit, Directora-geral da FAC

De salientar que, a preservação do passado, acessibilidade no presente e promoção da pesquisa no futuro é o desígnio do e-Zomba, um projecto adaptado à tecnologia avançada dos dias de hoje, que vai não só expor a cultura angolana a todo o mundo, como tornar as culturas ancestrais e novas acessíveis ao público em geral. A criação do Acervo Cultural Digital e-Zomba nasce por orientação do Ministério da Cultura como órgão de tutela, numa parceria com a Fundação Arte e Cultura.

Segundo o Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, salienta “Este projecto desenvolvido pela Fundação Arte e Cultura, interage com aspectos da nossa cultura, com o resgate dos nossos valores. Esta sempre foi uma preocupação que tivemos, pois quando falamos em resgate falamos em identidade. Estamos a preservar algo no sentido de pertença cultural de um país que é multicultural, contudo é na diversidade que vamos encontrar aprendizagem para a nossa unidade, respeito entre tradição e modernidade e, respeito entre ancestralidade e visão futura”. Conclui Zau.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES