Procurar
Close this search box.

A tecnologia como resposta para o mercado informal

tecnologia

“A tecnologia permite aos seus usuários o poder de alcance de novos mercados e é um forte sinónimo de inovação”. Moçambique é um dos países da África Austral em evidente crescimento, e que ultimamente tem apostado no uso de tecnologias para fazer face as exigências do mercado e trilhar um caminho promissor sobretudo quando falamos do mercado informal.

Em conversa com a equipa do Marcas, o Produtor de Conteúdos e Co-fundador da Kabum Digital, Johnson Pedro, confirmou que a tecnologia é sinónimo de inovação sempre. Principalmente quando é implementada dentro de um negócio e neste caso o informal, servindo de uma ponte bastante forte.

Olhemos para os vendedores de roupas usadas vulgo “Xicalamidade”: eles usam a tecnologia para apresentar o seu produto a vários públicos, recorrendo ao uso da redes socias, como são os casos do Facebook, WhatsApp, Instagram entre outros.

Johnson Pedro, Criador de conteúdos da Kabum Digital

O criador de conteúdos e Co-fundador da Kabum Digital foi além, explicando que o uso da tecnologia é crucial para o desenvolvimento de cada negócio.

O negócio que não se relacionar com tecnologioa ou que não se adaptar a esta nova realidade entrará para o esquecimento porque actuará para um número limitado. Os agentes da área informal tem feito um bom uso da tecnologia, porém onde há um ponto positivo, há sempre há outro negativo, e para esta ala é dificil deles próprios fazerem a avaliação dos níveis de retorno que os mesmo tem.

Johnson Pedro, Criador de conteúdos da Kabum Digital

Johnson ainda acrescenta que outro ponto negativo é a falta de estratégias e de uma segmentação o que leva os possiveis compradores a entrarem numa exautão por ‘sofrerem um bombardeiro’ de amostra de vários produtos de uma única vez, o que gera desinteresse.

O segredo para que os que os negócios informais prosperem é consistência e saber o real motivo do uso das TIC’s na promoção do negócio e também se deseja um dia passar do informal para o formal.

Johnson Pedro, Criador de conteúdos da Kabum Digital

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES