O Access Bank é o primeiro banco moçambicano a adoptar a tecnologia Contactless nos seus cartões, assim como nos POS.
Na prática, esta tecnologia permite que os clientes efectuem pagamentos de baixo valor, aproximando o cartão de débito, crédito ou pré-pago a um terminal de pagamento adaptado para efectuar a transação. O cliente apenas necessita de inserir o seu PIN quando os valores são mais elevados.
A solução de pagamento já existe em alguns estabelecimentos comerciais em Moçambique, mas o seu alcance estendeu-se agora a todo o território moçambicano.
De acordo com o comunicado de imprensa disponibilizado pela marca, Marco Abalroado, Administrador Delegado do Access Bank, enumera as mais-valias da tecnologia, especialmente no que concerne à segurança: “Os cartões com Contactless permitem fazer pagamentos sem que o cartão saia da mão do titular, conferindo maior segurança e maior proteção às tentativas de fraude”. Por seu turno, Raimundo Matuassa, Administrador Executivo da SIMO Rede, parabenizou o banco “pela ambição de introduzir no mercado moçambicano um produto inovador e que garante ainda mais segurança e conforto nas transações ao sistema financeiro nacional”.
Os clientes com cartão Visa Contactless poderão utilizá-lo em Moçambique, ou no estrangeiro, desde que os pontos estejam devidamente assinalados. Para efectuar um pagamento através dos cartões contactless o vendedor é obrigado a colocar o valor da transação no POS e de confirmar, antes, com o seu cliente, de forma a conferir transparência à operação.
Quais as reais vantagens desta tecnologia?
Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia que protegem as informações. É uma técnica mundialmente utilizada, com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.
Com essa tecnologia sem contacto, o cliente pode manter o seu cartão sempre na sua posse – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo, dificultando a cópia de dados do cartão.
Além disso, numa altura em que há cuidados com a transmissão de objectos, é uma vantagem não ter que entregar o seu cartão.
Ao aproximar o seu cartão do POS, o cliente controla seu cartão e, inerentemente, as suas contas. Dessa forma, o cliente não precisa compartilhar nenhum dado com terceiros, para concluir a transação.
É importante ressalvar que os termos NFC (Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade, em português) e Contactless (sem contacto), têm vindo a tornar-se cada vez mais comuns na hora de realizar pagamentos – tanto em estabelecimentos físicos como em lojas online.