É sabido que a criatividade é terapêutica e tem o poder de aliviar dor devido à abstratação que promove. A pensar nisso, a AMA, Associação Movimento Artístico, levou a sua arte até a doentes oncológicos.
O Serviço de Oncologia da maior unidade hospitalar de Moçambique, no Hospital de Maputo, recebeu uma vista especial de voluntários da AMA onde foram brindados por uma palestra motivacional. A iniciativa, que visava proporcionar aos doentes e às suas famílias, momentos de alegria, descontração e aprendizado sobre a enorme capacidade que a arte e a pintura possuem na cura.
No entanto, para que esta iniciativa se concretizasse, a AMA contou com a parceria da Embaixada da Irlanda em Moçambique, Tintas CIN, Grupo Lin e com o apoio do Conselho Municipal de Maputo.
De salientar que, a palestra recebida pelo pacientes do Serviços de Oncologia do Hospital Central de Maputo, foi sobre o poder da pintura e os seus efeitos na transmutação de bloqueios gerados por traumas, medos ou crenças limitantes. Na sequência foram desafiados a exteriorizar o que sentem e colocá-los em uma tela e os resultados foram surpreendentes.