Procurar
Close this search box.

Como desbloquear a criatividade?

creativity

Como funciona o bloqueio criativo?
Quase todos nós já passamos por um bloqueio criativo, quem ainda não passou por isso, certamente irá passar em alguma situação da sua vida. Aquele momento estressante, e até frustrante, em que esperamos desenvolver uma nova ideia, ou actividade, e damos por nós sem o conseguir, independentemente do número de tentativas.

As causas do bloqueio criativo são várias, por isso, um dos primeiros passos a dar para o desbloqueio é identificar as razões do bloqueio. Ao conhecer as causas, torna-se mais fácil saber o que fazer para permitir que as ideias voltem a fluir. O bloqueio pode durar dias, semanas, meses, ou mesmo anos, e pode afectar o trabalho, o desempenho e o bem estar de qualquer um.

As causas do bloqueio criativo
São diversas as causas para o bloqueia e diversas as formas para se desbloquear a criatividade. Mas podemos destacar as seguintes: Crise existencial; falta de material inspiracional; fluxo de trabalho monótono;problemas de vida não resolvidos; problemas familiares, problemas financeiros, entre outros.

Como desbloquear a criatividade?
É verdade que o desbloqueio criativo por vezes é inevitável, mas saiba que algumas actividades e hábitos ajudam a desbloquear. Nesse sentido, apresentamos uma lista de soluções práticas que cada um pode promover no seu dia a dia:

· Viajar para outros lugares e procurar inspiração fora da zona de conforto;
· Realizar actividades físicas;
· Ter momentos de pausa;
· Conectar-se a pessoas criativas;
· Manter um diário de rabiscos na sua secretária;
· Identificar o seu horário de ouro (uma hora em que tenha mais facilidade em se concentrar);
· Divertir-se e assistir conteúdos engraçados.

Sobre o bloqueio da criatividade, mais do que conhecer as suas causas, é importante saber lidar com ele e, posteriormente, identificar um método que o permita ultrapassar. Para tal, compreender a natureza do problema ajuda muito nesse mesmo processo.
Lembre-se: a criatividade, pela sua própria natureza, flui fora de padrōes. O bloqueio é normal, sempre que notar que está a passar por esta experiência, não se apavore, fique calmo e procure por soluções.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES