Procurar
Close this search box.

Como é que a publicidade moçambicana se desenvolveu?

vodacom

A publicidade em Moçambique teve início na década de 1960, quando o país ainda era uma colónia portuguesa. Naquela época, a publicidade estava estava concentrada em Maputo e outras cidades maiores.

Com a independência de Moçambique em 1975, a publicidade passou a focar-se em empresas locais que aspiravam a investir mais nesse sector. No entanto, a guerra civil que assolou o país nas décadas seguintes afectou significativamente a indústria publicitária, que teve que se adaptar a um mercado em constante mudança.

A publicidade em Moçambique tem uma história relativamente curta, que remonta ao período pós-independência do país em 1975. Naquela época, a publicidade era utilizada principalmente pelo Governo para comunicar programas e projectos governamentais aos cidadãos.

Com a independência do país, houve uma abertura económica e empresarial que estimulou o crescimento da publicidade. As primeiras agências de publicidade foram estabelecidas em Maputo, a

capital do país, na década de 1980.Foi somente na década de 1990 que a publicidade comercial começou a ganhar força em Moçambique. Com o crescimento da economia e a entrada de empresas estrangeiras no país, a publicidade tornou-se uma ferramenta importante para as empresas promoverem os seus produtos e serviços.

As primeiras agências de publicidade em Moçambique foram estabelecidas na década de 1990. A primeira delas foi a MZ Publicidade, que foi fundada em 1992. Desde então, várias outras agências de publicidade surgiram no país, oferecendo serviços de publicidade, marketing e relações públicas para empresas locais e internacionais.

Hoje em dia, a publicidade em Moçambique é uma indústria em crescimento, com uma série de agências de publicidade e empresas de media oferecendo uma ampla gama de serviços para ajudar as empresas a alcançar seus objectivos de marketing.

A publicidade em Moçambique começou a desenvolver-se a partir do final da década de 1970, após a independência do país em 1975. Antes disso, a publicidade em Moçambique era limitada e controlada pelo Governo colonial português.

Ficaste curioso? Mais conteúdo em breve.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES