Procurar
Close this search box.

Dr.Moz é a primeira plataforma de medicina virtual em Moçambique

dr Moz

Inovação e tecnologia pautam o ritmo evolutivo do mundo e, Moçambique, não se quer ver excluído, tendo avançado com a implementação da plataforma Dr.Moz.

O Dr.Moz é o primeiro consultório virtual criado por um grupo de médicos que foi lançado nesta terça-feira, na capital moçambicana, Maputo. Esta permitirá uma interação por vídeo-chamada/vídeo-conferência entre um médico e uma utente a partir de qualquer lugar, de forma a aumentar o acesso à saúde, mantendo os índices de qualidade do atendimento.

Segundo João Leopoldo da Costa, académico, “a experiência de ter médicos dá-nos a certeza que o projecto funcionará, visto tratar-se de uma iniciativa que permite o acesso à saúde, por todos”. O principal objectivo da plataforma Dr. Moz é de anular a distância geográfica, entre a população e o acesso a serviços médicos, permitindo dessa forma, também, que se verifique a redução da procura de alguns serviços hospitalares.

O acesso à plataforma de telemedicina ocorrerá mediante o pagamento de um de vários pacotes, os quais variam consoante o espaço temporal que abrangem. O serviço também vai permitir o cadastro de hospitais e clínicas que tenham interesse em fornecer serviços de saúde e bem-estar, em parceria com a plataforma Dr. Moz.

Com o intuito de potenciar a ferramenta que a plataforma disponibiliza, efectivando dessa forma uma melhoria notória no sector da saúde, decorrem conversações com ONG’s com o intuito de garantir que este serviço se torne gratuito.

De acordo com a co-fundadora do projecto Dr.Moz, Natacha Amin, “num contexto de fraca literacia digital em Moçambique, a ideia passa por implementar e fazer circular quiosques digitais móveis, totalmente equipados, através dos quais qualquer pessoa possa interagir com o seu médico. Nestes postos estará um técnico capacitado para auxiliar os utentes a utilizar a plataforma e até mesmo para fazer a tradução das línguas locais para o português”, conclui Amin.

Para concluir, apenas referir que, de forma a garantir a qualidade do serviço, consultas que não podem ser feitas através da telemedicina estão totalmente excluídas da plataforma do Dr. Moz.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES