Procurar
Close this search box.

Gana recebe um centro de investigação em inteligência artificial da Google

google

A multinacional de serviços online dos Estados Unidos anunciou, recentemente, a criação de um centro de investigação em Inteligência Artificial na capital do Gana.

Apesar de Accra ser uma cidade que, ao dia de hoje, possui um dos maiores pólos tecnológicos no continente africano, alguns observadores ficaram surpreendidos com o anúncio da Google, ainda para mais, quando esta cidade competia com cidades como Nairobi ou Lagos.

Por outro lado, a decisão da multinacional vai de encontro à aposta que já tem vindo a ser concretizada nesta cidade, por parte da “Google”, na medida em que, desde 2015, alguns projectos têm vindo a ser desenvolvidos neste país, como é o caso do “Project Link”, que permitiu munir o Gana de uma infraestrutura em fibra óptica, aumentando desta forma, e exponencialmente, a velocidade da internet.

Este anúncio é realizado quando diversos projectos nesta área têm vindo a ser desenvolvidos, no continente africano, tanto na Etiópia, como na Nigéria (a título de exemplo), tendo estes países apresentado alguns focos de resistência social e política, devido ao receio que esta denominada 4a Revolução Industrial possa vir a aumentar exponencialmente o desemprego, derivado de uma substituição progressiva da força de trabalho humana por uma força de trabalho robotizada.

Segundo o responsável da “Google Brain”, Jeff Dean, “a opção por Accra deveu-se não apenas ao facto da Google já estar na cidade há alguns anos, e dessa forma conhecer bem a realidade local, mas também por considerarmos que o ecossistema universitário é forte, além de podermos colaborar, desta forma, directamente com o African Institute of Mathematical Sciences”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES