Uma vida mais simples, sem precisar de percorrer distâncias e enfrentar horas de espera, é o que a Taptap Send pretende proporcionar aos moçambicanos.
A Taptap Send é uma plataforma que permite às pessoas realizarem transferências, de dinheiro, a partir da América do Norte e da Europa para África, Ásia e Caraíbas, de forma rápida, conveniente, segura e com taxas muito baixas.
Adriano Sênvano Júnior, representante da Taptap Send, indica que a parceria que permite a entrada da plataforma no país “é de extrema importância, uma vez que pode contribuir para o desenvolvimento da economia de Moçambique”.
A Taptap Send foi lançada, recentemente, em Portugal, onde também se fez a celebração da sua parceria com a Organização da Diáspora Moçambicana (ODM), numa cerimónia, perante uma audiência especial, que contou com a presença de representantes da Embaixada de Moçambique em Portugal.
De salientar que a plataforma está disponível para os moçambicanos desde o passado mês de Janeiro do presente ano. Com o Taptap Send é possível realizar transferências para o M-pesa que, de momento, é a única carteira móvel associada que se encontra disponível na Pérola do Índico. Todos os moçambicanos na diáspora podem encontrar a plataforma Taptap Send na Google App Store e na Google Store. Os utilizadores recentes, inclusive, podem receber um crédito de boas vindas, sendp que para tal terão que usar o seguinte código promocional “TXUNA”.
Para Pedro Fernandes, representante da ODM, “a importância magna que a plataforma tem, deriva da possibilidade de envio de dinheiro de forma rápida e conveniente, sem taxas e com segurança, para todo o Moçambique, estando incluindo aqui o envio de dinheiro para as zonas rurais. Os receptores já não precisam de um smartphone ou de uma conta bancária para poderem aceder às remessas que a diáspora envia para Moçambique. O agricultor lá, no interior de Gaza ou outra província, só precisa de ter um telemóvel simples, e desde que tenha uma conta M-Pesa, pode aceder ao seu dinheiro e utilizá-lo num minuto ou menos depois de ser enviado do estrangeiro”, concluiu Fernandes.”
A Taptap Send tem registado um crescimento notório, estando-se a tornar num agente de remessas notável, com uma importância muito visível, estando a contribuir para o crescimento da economia africana em cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).