Procurar
Close this search box.

Importância do buzzmarketing para as estratégias digitais

buzzmarketing

Quem nunca ouviu a famosa frase ”para uma marca ser lembrada ela precisa ser conhecida de alguma forma?” Esta frase nunca perdeu a sua actualidade, hoje mais do que nunca, com a facilidade de conexão e comunicação do mundo actual, a visibilidade é essencial para qualquer marca. 

Utilizar recursos online, incluindo redes sociais, para iniciar uma conversa sobre uma marca ou um produto entre seguidores é uma tarefa vital para todas as marcas que querem garantir o seu posicionamento no mercado. É neste contexto que entra o buzzmarketing, uma técnica viral utilizada para maximizar o potencial do marketing  boca-a-boca de uma campanha ou produto, criando ansiedade e entusiasmo em torno do produto de uma forma positiva que pode levar a experiências e gerar compras do produto.

Nos dias que correm, esta uma técnica normalmente feita através de meios electrónicos e digitais tais como chamadas telefónicas, e-mails, sms ou mensagens de redes sociais.

O buzz marketing para estratégias digitais é tipicamente conduzido por relações públicas, utilizadores de redes sociais, blogueiros  youtubers e utilizadores que criam conteúdos, marcas que interagem com o consumidor.

Dos exemplos mencionados, hoje em dia podemos destacar os influencers. Estes são os primeiros consumidores de um produto, que estão ansiosos por partilhar os seus pensamentos sobre o produto e iniciar proactivamente conversas sobre o mesmo. Estas pessoas têm tipicamente estabelecido presenças online e grandes seguidores, e como influenciadores das redes sociais possuem um enorme poder e influência sobre os seus seguidores.

As opiniões dos influencers são mais facilmente notadas e podem ter um efeito positivo na consciência do produto e nas vendas. Os marketeers têm como objectivo reunir estes influenciadores para construírem buzz para os seus produtos. 

Através do buzzmarketing é possível aumentar o conhecimento dos seus produtos ou serviços,  aceder a milhões de potenciais clientes mais rapidamente do que as tácticas de marketing tradicionais, posicionar-se como uma figura de referência, estimular o envolvimento do cliente, criar evangelistas de marca e aumentar a lealdade dos clientes. Para além disso, é possível gerar publicidade gratuita, criar o conhecimento da marca, efectuar análises de audiência e alcançar uma nova audiência para além dos consumidores da sua marca. 

Claramente que  não há mais dúvidas de que o Buzz Marketing é uma importante arma para as empresas conquistarem a atenção do consumidor, aumentando o seu posicionamento e gerando engajamento. No entanto, embora seja uma grande estratégia, também devem ser tomadas precauções quando se utiliza o buzz marketing, pois o sucesso buzzmarketing pode ser uma mudança de vida para uma marca, assim como o seu fracasso pode ser o fim da marca.

Ao criar este tipo de campanhas, há que se ter muita cautela, o objectivo aqui é criar um impacto positivo em relação à marca, e não o contrário. Veja alguns exemplos abaixo:

A máquina da felicidade.

Retratos de beleza da Dove

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES