Procurar
Close this search box.

Irá o mercado da publicidade cair em 2023?

publicidade

Apesar de os investimentos em publicidade terem crescido 7,9% em 2022, atingido a marca de 1,6 trilhão de dólares norte americanos, a previsão é de que, em 2023, esse crescimento seja de 5,3%, de acordo com previsão feita pela empresa de pesquisas PQ Media.

O relatório da PQ Media aponta que, enquanto o mercado cresceu 7,9% em 2022, neste ano o ritmo deve ficar em 5,3%. Os investimentos globais em marketing e publicidade devem diminuir esse ano pelo fato de as marcas enfrentarem preocupações económicas, de acordo com dados de uma nova pesquisa.

Segundo o CEO da OQ Media, Patrick Quinn

Algumas marcas cortaram o budget no segundo semestre de 2022, o que deve levar a um crescimento geral no primeiro trimestre deste ano. Mas, embora esperemos uma expansão mais lenta em 2023, os temores de uma recessão global diminuíram um pouco, apesar da desaceleração económica, a maioria das 20 maiores empresas de media digital e tradicional, além das plataformas de media, já retornaram ao patamar pré-pandemia em 2022. A mudança contínua do budget das marcas das plataformas de anúncios para ampliar o awareness para plataformas de marketing que envolvam os usuários mais próximos do momento de conversão.

Patrick Quinn, CEO da OQ Media

No entanto, os investimentos em media digital, em marketing de Influência, product placement e outras acções de marketing, como a exposição de marcas em bandejas de aviões cresceram em torno de 13% no ano passado, alcançando a marca de US$ 746,5 bilhões, enquanto os valores direcionados à media tradicional cresceram apenas 3,6%, somando a quantia de 821,8 bilhões de dólares norte americanos.

Por seu turno, o relatório Global Advertising e Marketing Spending Forecast, divulgado anualmente e que agora está em sua décima edição, cita fatores como inflação, problemas na cadeia de fornecedores e preocupações com a recessão como as causas para o crescimento menor do investimento no mercado da publicidade em 2023.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES