Procurar
Close this search box.

Lizete Mangueleze como fazer do personal branding uma marca internacional

Lizete Mangueleze

Lizete Mangueleze é consultora internacional em gestão de Marca Pessoais e Corporativas, diagnóstico de imagem profissional e reputação e para construção e gestão da reputação digital e fundadora da ID Human Branding.

Em entrevista ao Marcas por Escrever, Manguele explica que todos precisamos gerir a nossa Marca Pessoal. Contudo, aqueles profissionais que lidam directamente com pessoas tem maior urgência em trabalhar este segmento, desde o segurança que nos abre a porta até à CEO que fala em nome da empresa.

“Num mundo cada vez mais competitivo e disruptivo todos precisamos saber gerir a nossa Marca Pessoal para termos controle da nossa carreira e definirmos as nossas próprias prioridades pois, actualmente as empresas também respondem às mudanças do mundo principalmente às relacionadas com o avanço da tecnologia. É só pensar que há profissões novas a surgir e outras a tornarem-se obsoletas, então quem conseguir acompanhar as tendências, se actualizar e articular bem as suas competências técnicas e sócio-comportamentais e ainda souber comunicar bem ao mercado o seu valor e saber expandir a sua reputação no offline e online, terá uma vantagem competitiva”, afirma a profissional.

Lizete reforça que a má construção de imagem traz consigo reputação negativa, falta de credibilidade no mercado até a falta de oportunidades de trabalho. Existe a reputação offline e a reputação digital e actualmente ambas são importantes porque as pessoas pesquisam sobre os indivíduos antes de os contactar. Muitas são as pessoas que perdem oportunidades internacionais porque não se dão tempo de cuidar da sua identidade, imagem e reputação nos espaços digitais.

Falar da  Marca Pessoal vai muito além da imagem externa porque mesmo dentro da imagem temos a imagem projectada e imagem percebida,  a comunicação verbal e não verbal,  atitude, comportamento, etiqueta e aparência. A marca pessoal de um indivíduo é a percepção que os outros têm sobre ele, com base na sua personalidade, postura, imagem, conhecimento, competências, habilidades, valores, visão, estilo, aparência, atitudes, comportamentos, visão, crenças, carácter, acções e discursos, a sua qualidade de entrega de trabalho e do cumprimento da sua promessa.

O público alvo da Manguele vai desde rofissionais de carreira com experiência de pelo menos 5 anos que queiram melhorar os seus resultados na carreira, empresários , líderes empresários entre outros.

“Comprometi-me a fazer com que mais moçambicanos soubessem que há uma possibilidade de melhorar ou conquistar um espaço na sociedade e alcançar grandes resultados se investirem na gestão da Marca Pessoal. Eu acredito que todo o ser humano pode aprender, mudar e crescer para atingir os seus objectivos profissionais e pessoais através da gestão estratégica da Marca Pessoal”, conclui Lizete Mangueleze.

Personal Branding é o nome que se dá ao processo de gerir a Marca Pessoal e é feito a nível da identidade, imagem e reputação. Já a Marca Pessoal é o conjunto de características pessoais e profissionais pelas quais a pessoa é conhecida a nível social e profissional. No entanto, elas incluem não só a personalidade, competências, habilidades, valores, visão de mundo, atitudes, comportamento, visão, valores, crenças, modos, etiqueta, indumentária, estilo pessoal, forma de execução do seu trabalho, comunicação interpessoal e o perfil comportamental.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES